Matéria publicada na edição 107 | Abril de 2015- ver na edição online
O grande filósofo da Grécia antiga e fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental dizia que “todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar”.E não foi a toa que Platão disse essa frase, pois a natação proporciona ao seu praticante muitos benefícios como: fortalecimento do coração, fortalecimento das vias respiratórias, aumento de massa magra e diminuição da massa de gordura, maior oxigenação no cérebro aumentando a capacidade de raciocínio, dentro outros.
Nesse texto eu gostaria de comentar com mais ênfase sobre um grande benefício da natação além dos que citei acima que é a sobrevivência.Podemos chamar de habilidade de sobrevivência todo o movimento com deslocamento de forma suave e harmônica, que possibilita o ser humano de nadar até uma superfície segura quando cair em um local que tenha muita água como piscinas, rios e mares.
Saber nadar é uma habilidade fundamental para crianças, pois atualmente no Brasil o afogamento é a primeira causa de morte de pequenos entre 1 a 4 anos e a segunda entre 5 e 9 anos de acordo com informações do ministério da saúde (www.brasil.gov.br/saude). As causa de afogamento infantil são muito diversas como em vaso sanitário, banheiras com pouquíssimas quantidade de água, caixa d’água, piscinas domésticas, rios e mares.
A maior segurança que uma criança possa ter contra o afogamento é a supervisão dos pais ou de um adulto, mesmo que ela esteja utilizando bóias de auxílio. Existem bóias de braço, de cintura e coletes, que auxiliam na flutuação e mantém a criança na superfície causando uma falsa segurança.Essa falsa impressão deixa os pais mais tranqüilos e menos cautelosos em relação aos filhos, entretanto a qualquer momento essas bóias podem se desprender da criança causando um trágico afogamento, sendo que esse também é uma das causas que entra nos índices de afogamento infantil.
A segunda solução contra o afogamento infantil são as aulas de natação.Nas primeiras aulas são desenvolvidos objetivos relacionados a ambientação ao meio líquido e em seguida habilidade de sobrevivência com o professor dentro da água proporcionando segurança aos alunos.A partir do momento que a criança já domina as habilidades de sobrevivência, com certeza ela corre muito menos risco de se afogar na piscina da casa de um amiguinho por exemplo, mas é importante lembrar que mesmo assim todos os cuidados sempre devem ser tomados, com a observação de adultos, principalmente em mares e rios.
Fazer aulas de natação hoje no Brasil está muito mais fácil, pois existem milhares de academias especializadas e com professores capacitados.Então procure a academia ou escola de natação mais indicada perto de você e matricule seu filho, que com certeza vocês só terão o que ganhar.
Thiago Flose
Professor de Educação Física e Pós Graduado em Admnistração de Empresas
Assessor de negócios da Metodologia Gustavo Borges
Fanpage do Facebook: Thiago Flose (professor)
Blog: www.flosethiago.wordpress.com