Ícone do site Revista Direcional Escolas

Você já ouviu falar do conceito lifelong learning?

Por Claudia Vicentine

A sua escola entende a formação como um processo contínuo para obter habilidades e conhecimentos ininterruptamente, ou seja, ao longo da vida toda?

Temos ouvido falar deste termo, que emprestamos do inglês lifelong learning, para evidenciar que estamos sempre aprendendo algo ao longo da nossa vida. Particularmente, costumo dizer que só deixamos de aprender quando, finalmente, fechamos nossos olhos para sempre.

Na verdade, o grande objetivo deste processo é estimular as pessoas a buscarem sempre novos temas e interesses para se aprofundarem por meio das novas experiências. Inicialmente, quando estamos no período escolar, estudamos infinitos assuntos com o objetivo de desenvolvermos certas habilidades para a vida futura. Ao chegarmos à vida adulta, podemos e devemos escolher assuntos para que, de uma forma muito pessoal, continuemos aprendendo, mesmo porque o mundo profissional pede e valoriza isso.

Quatro pilares embasam a teoria do lifelong learning, aliás podemos dizer que esta filosofia ancora toda a perspectiva da Educação no século XXI. Vejamos quais são eles:

Quais são os proveitos que podemos obter por meio da lifelong learning?

Não fique para trás, mantenha-se em movimento constante, leia, leia muito, leia temas diferentes, pesquise, converse, compartilhe e, acima de tudo, PERMITA-SE! Agora ficou mais claro o que é lifelong learning e quais são os seus benefícios?

Sobre Claudia Vicentine
Assessora pedagógica no SAE Digital, administradora, professora e pedagoga com mais de 30 anos de experiência na área educacional. Mestre e doutora em administração tendo como foco Marketing Educacional e Responsabilidade Social. Desenvolve projetos pedagógicos, facilita capacitações na área educacional e elabora materiais pedagógicos para a educação básica.

Sair da versão mobile