O período que compreende o Ensino Médio é um importante processo de desenvolvimento de interesses profissionais de cada estudante. Ao longo dos três anos do Ensino Médio, os alunos e as alunas dedicam atenção especial à preparação de avaliações significativas para o futuro profissional, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exame que é uma porta de acesso ao ensino superior.
Com o Enem se aproximando – as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro – muitos estudantes buscam dicas e estratégias que possam garantir o melhor desempenho. Cleiton Galvão, CPO de uma edtech especializada em avaliação educacional, lista abaixo algumas dicas que podem auxiliar estudantes durante a prova.
- Utilizar todo o tempo da prova. Não ter pressa para sair da sala e investir eventuais minutos de “folga” para ler novamente questões que deixaram dúvida.
- Na prova de Redação, revisar o texto mais de uma vez, para solucionar errinhos de gramática ou ortografia.
- No início da prova do primeiro dia, começar lendo o tema de redação e seus textos motivadores, mesmo que o plano seja o de produzir o texto em outro momento.
- Prestar bastante atenção no que está sendo pedido e grifar os trechos mais importantes, de modo a garantir que a produção não aborde o assunto apenas de maneira tangencial.
- Na prova do primeiro dia, geralmente, os textos das questões de Ciências Humanas são mais curtos do que os de Linguagens e Códigos. Já na prova do segundo dia, os exercícios de Matemática têm uma carga de leitura menor do que os de Ciências da Natureza. Escolher por qual área começar seguindo esse dado.
- Na prova de Linguagens e Códigos, as questões de Língua Estrangeira (inglês e espanhol) têm um peso relevante na nota final. Tentar fazer com mais calma e atenção para ganhar todos esses pontos.
- Não deixar de responder alguma pergunta. Por mais que a Teoria de Resposta ao Item – TRI tenha mecanismos que diminuem a pontuação do acerto ao acaso (o famoso “chute”), qualquer ponto é melhor do que nenhum.
- Reservar ao menos 30 minutos a fim de passar suas respostas para o gabarito. Esse é um momento muito importante do processo para ser feito com pressa, e qualquer confusão pode causar um grande prejuízo.
- Se possível, tentar preencher o gabarito primeiro das questões que tenha certeza da resposta. Em seguida, revisar os exercícios que deixaram alguma dúvida, para só então passá-los para o gabarito no final. Criar essas “quebras” na leitura da prova podem ajudar a ter novas ideias para solucionar um exercício mais complicado.
Saiba mais:
Cleiton Galvão – atendimento@direcionalescolas.com.br