O papel da fisioterapia na educação

A Fisioterapia vem ajudando a fazer a diferença na área educacional. Sabemos que uma criança com o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPM) atinge com muito mais tranquilidade os objetivos das atividades escolares tanto na primeira fase como na segunda.

A Fisioterapia avalia o DNPM em crianças identificando dificuldades, atrasos ou alterações em seu desenvolvimento neuropsicomotor e trabalha estas habilidades comprometidas por meio da intervenção fisioterápica específica e na elaboração de programas de estimulação, visando à efetiva integração e desenvolvimento destas crianças. Isso tem como objetivo promover o desempenho das crianças e contribuir em trabalhos integrados com outros profissionais, especialmente os professores e pedagogos.Isto é uma experiência inovadoranas escolas de Educação Infantil, pois até então a fisioterapia só era vista como meio de auxiliar os professores e pedagogos na inclusão social na sala de aula.

Essa intervenção fisioterapêutica tem como objetivo a estimulaçãodo desenvolvimento neuropsicomotor integral das crianças permitindo trabalhar as habilidades com atividades que busquem também a interação social e a troca de experiências.

As crianças que necessitam beneficiam-se muito dos resultados da fisioterapia aplicada à educação, poisnecessitam estar aptas a manter uma boa interação social para se inserir na turma, o que pode ser prejudicado por timidez, hiperativadade ou ou presença de outros transtornos como o transtorno de déficits de atenção.

Fabiana Sarilho de Mendonça

Fisioterapeuta há 14 anos. Graduada e em fase de Pós Graduação Strictu Sensu, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica (lato sensu), com aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates. Com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia e Proctologia.

www.cliapisicologia.com.br

(11)4424-1284 / (11)2598-0732