fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Confira os sistemas de ensino que marcaram presença na Bett Educar 2017

Por Rafael Pinheiro

Teoria e metodologia são características marcantes quando o assunto é educação. Através de sistemas de ensino é possível organizar, elaborar planos de aulas, fomentar conhecimento e auxiliar processos de ensino-aprendizagem. Durante a Bett Brasil Educar 2017, referência em evento de educação na América Latina, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de maio, diversos estandes disponibilizaram ao público opções e possibilidades de materiais de ensino.

Presente no evento com suas soluções completas de aprendizado, da Educação Infantil ao Pré-vestibular e com palestras gratuitas de gestores e especialistas, o Bernoulli Sistema de Ensino destacou a importância do compartilhamento de ideias: “A participação na feira é bastante oportuna para apresentar ao mercado as soluções do nosso Sistema de Ensino, trocar experiências, reencontrar nossos clientes e fazer novas parcerias”, pontuou Tiago Bossi, diretor executivo.

De acordo com Tiago, o sistema de ensino Bernoulli se coloca como um centro que reúne e engloba uma série de produtos para escolas. “Entendemos com muita clareza que devemos ser atuantes. Neste ano temos soluções completas até o vestibular e conseguimos desenvolver plataformas e soluções aderentes às necessidades das escolas. Funcionando, assim, como um facilitador do conhecimento, algo que possa auxiliar e fomentar o olhar crítico e intrínseco em cada escola”.

O Grupo Bernoulli surgiu em 2000 com uma visão clara: oferecer ensino de qualidade, combinando conhecimento e uma formação cidadã para seus alunos. Com presença nacional, o grupo é formado pelo Bernoulli Sistema de Ensino e pelo Colégio e Pré-vestibular Bernoulli, com unidades em Belo Horizonte e Salvador. Construindo, a cada dia, uma reputação sólida e uma relação transparente com pais, alunos, gestores, professores e escolas parceiras.

 

ELEVA EDUCAÇÃO
Participando pelo terceiro ano consecutivo da Feira Educar, a Plataforma de Ensino Eleva, que faz parte da holding Eleva Educação, é um investimento do fundo Gera e está construindo uma rede de escolas de alta qualidade acadêmica, que tem como suporte uma plataforma pedagógica de impacto. A Eleva conta com uma rede de escolas parceiras, com instituições renomadas do Rio de Janeiro ao Pará – totalizando mais de 80 mil utilizando a plataforma.

Dentre os principais diferenciais da plataforma, o material didático (com ferramentas diferenciadas como a contextualização – metodologia que motiva o aluno a aprender, ajudando-o a internalizar o conteúdo e preparando-o para aplicar conhecimentos no ENEM e na vida; tecnologia individualizada (utilização da tecnologia adaptativa para resolver dificuldades reais do aprendizado, por meio de jogos educacionais); e LIV – Laboratório Inteligência de Vida (trabalha a alfabetização emocional por meio do autoconhecimento, autocontrole e, também, das habilidades socioemocionais).

 

SISTEMA FARIAS BRITO DE ENSINO

Em seu segundo ano de participação na Bett Brasil Educar, o SFB (Sistema Farias Brito) apresenta ao público novidades nos materiais utilizados pelos alunos do último ano do Ensino Médio. Pensados para auxiliar na maratona dos vestibulares, os materiais do pré-universitário agora contam com novas nomenclaturas e organização de conteúdo. O livro didático anual agora é Turbo 6.0 com seis volumes, sendo que cada um possui dois cadernos divididos pelas áreas de conhecimento “Linguagens e Ciências Humanas e suas tecnologias” e “Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias”. Já o livro didático semestral virou Superturbo 4.0 e oferece volumes com conteúdos divididos nas quatro áreas do conhecimento do Enem: “Linguagens, códigos e suas tecnologias”, “Matemática e suas tecnologias”, “Ciências Humanas e suas tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas tecnologias”. Essas novidades estão disponíveis também no formato digital para as escolas que adotam os recursos e ferramentas digitais. O aluno que está se preparando para ingressar nas universidades também conta com materiais complementares anuais que contemplam: Filosofia e Sociologia, Resolva Enem dividido em Livro I e Livro II, Caderno da Leitura à escrita, Caderno Enem e Enem Atualidades.

“Nossos materiais são pensados e organizados como soluções educacionais para professores e gestores centrados na formação integral de seus alunos. Por isso buscamos sempre atualizar e inovar os conteúdos, com atividades elaboradas por experientes educadores e com foco em resultados expressivos. Nossa expectativa é que essas atualizações facilitem ainda mais a prática pedagógica e que vestibulandos possam estar mais preparados para as provas”, pontua Solange Petrosino, Gerente de Serviços Pedagógicos da Editora Moderna.

Após um ano de parceria com a Editora Moderna, o SFB segue emplacando excelentes resultados nos principais vestibulares nacionais e também ultrapassando fronteiras. Com investimentos de R$10 milhões, o Sistema Farias Brito foi oficialmente lançado na Bett Brasil Educar em 2016 e, de lá para cá, vem se firmando cada vez mais como uma metodologia que mais traz resultados de alto impacto para as instituições de ensino. A utilização dos materiais SFB como parte da rotina de estudos de alunos brasileiros cresceu em 2016 e para os próximos anos, seguindo assim seu plano de expansão, prevê uma maior penetração para as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

 

SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO
Buscando aprimorar o processo educacional, o Sistema de Ensino Poliedro lança sua nova Coleção Callis, proposta educativa inédita voltada aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II. “A nova coleção do Poliedro tem como proposta incentivar o trabalho conjunto das disciplinas escolares na construção do saber comum, bem como valorizar os conhecimentos prévios do aluno e o meio que ele vive. Além disso, buscamos propor o ensino em espiral, ou seja, com os conhecimentos sendo explorados e aprofundados a cada ano, promovendo também a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem”, destaca João Carlos Puglisi, gerente editorial.

O material foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de alto nível, formada por autores conceituados, especialistas em cada área e por uma equipe editorial qualificada e experiente, com o objetivo de atender às escolas brasileiras durante o desenvolvimento dos alunos diante da complexidade deste momento.

Segundo o gerente editorial, essa nova coleção conta com propostas diferenciadas para o Ensino Fundamental II e considera que o aluno desse segmento está em uma fase muito especial e particular de sua vida: o início da adolescência. “É comum que esse momento desperte a vontade de encontrar-se, entender-se e ser aceito, trazendo ainda muitas dúvidas e inquietações a respeito de si próprio e do mundo”.

 

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO
O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e o Mackenzie Educacional (ME) participaram pelo quinto ano consecutivo da Bett Brasil Educar e apresentaram no estande as duas linhas de material didático: SME – material didático destinado a escolas confessionais, já utilizado por cerca de 250 colégios; e o ME – sistema e material didático destinados às escolas, em geral. Ambas propostas são fundamentadas e apoiadas em princípios e valores universais, atendendo às carências desses na sociedade contemporânea.

“Nossas escolas precisam ter uma dinâmica de ensino que favoreça a visão integrada do conhecimento em seus diferentes conteúdos; precisam promover o encantamento de aprender a aprender, a descoberta das potencialidades do trabalho individual e o enriquecimento proporcionado pelo trabalho em equipe”, destacou a professora e diretora do SME, Débora Bueno Muniz Oliveira.

 

PEARSON
Durante o evento, a Pearson lançou seu novo sistema de ensino, Atitude by Pearson, que complementa um portfólio diversificado da empresa em educação básica. Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos alunos, o sistema busca formar pessoas com pensamento crítico, valores éticos, respeito e cidadania. “Com o Atitude by Pearson, seguimos com o nosso propósito de levar educação de qualidade e acessível ao maior número de alunos possível”, explica Luciano Kliemaschewsk, presidente da Pearson no Brasil.

O material didático do novo sistema é integrado a soluções digitais como simulados, avaliações e um portal exclusivo da complementação do aprendizado. Professores e gestores das escolas também contam com suporte por meio de recursos como relatórios online e desempenho dos estudantes e uma plataforma de formação e capacitação continuada. O sistema poderá começar a ser implementado em escolas de Ensino Infantil e Fundamental em 2018, e a previsão é que o conteúdo para ensino médio possa ser adotado a partir de 2019.

 

FTD EDUCAÇÃO
Voltado às escolas privadas, FTD Educação lançou o Trilhas Sistema de Ensino – a solução oferece materiais impressos e digitais que fortalecem os processos de ensino-aprendizagem. Trilhas foi elaborado para auxiliar as escolas no caminho do conhecimento, da qualidade do aprendizado e do desenvolvimento de melhores práticas de gestão de maneira integrada.

Inicialmente, o novo Sistema de Ensino traz conteúdos para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I, em todos os componentes curriculares e áreas do conhecimento. Materiais complementares também fazem parte da Coleção Trilhas: livro da família, diário e módulos que trabalham a cidadania, na Educação Infantil, e livros de Educação Financeira, Arte, Inglês e Espanhol, no Ensino Fundamental I. Posteriormente, o sistema será ampliado e atenderá também ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados