junho 12, 2017

Fique de Olho – Sistema de Ensino Poliedro: Escola+ propõe um novo modelo de acompanhamento pedagógico

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

A base estrutural de cada instituição escolar – seja ela de ensino infantil ou médio – destaca, em suas preocupações, qualidade na atuação, performance significativa, metodologia assertiva e planos de ações efetivos. Nos meandros contemporâneos, as dificuldades e problematizações ganham amplitude e notoriedade, ressaltando, então, a importância (e necessidade) de demandas específicas, além de acompanhamentos e estratégias de melhorias instigantes

Presente em 24 estados, com mais de duas centenas de Unidades Parceiras em 156 cidades brasileiras, o Sistema de Ensino Poliedro possui a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas de todo o país, bem como desenvolver materiais e serviços de qualidade para atender as necessidades de suas unidades parceiras. “O nome Unidade Parceira (UP) não é mero acaso, pois entendemos a escola como sendo única e que merece um tratamento diferenciado e, neste sentido, o Escola+ visa auxiliar o crescimento de cada instituição a partir de suas características próprias”, destaca Altamar Carvalho, Gerente Pedagógico do Sistema de Ensino Poliedro.

Com o objetivo de identificar as necessidades e demandas das unidades e propor um plano estratégico de melhorias junto aos diversos departamentos responsáveis, o Poliedro iniciou o Programa Escola+: Trata-se de uma análise, que ocorre desde a implantação do Poliedro em uma escola, e conta com o apoio das áreas de comunicação, marketing, editorial, tecnologia educacional e departamento pedagógico.

“Basicamente, cada parceiro do Sistema possui um consultor pedagógico que, junto com a escola, desenvolve um plano de ação com foco em questões estratégicas que auxiliem na implantação de melhorias na instituição. O trabalho foi iniciado em 2016 com algumas escolas piloto e em 2017 estamos aplicando em todos os parceiros. O Programa Escola+ consiste em organizar um conjunto de estratégias junto com cada escola visando atender as suas necessidades especificas”, explica Altamar.

Alta Performance

A metodologia utilizada pelo Poliedro é baseada em PDCA, uma ferramenta de gestão pautada em quatro ações: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Para atender à realidade das Unidades Parceiras, essas etapas foram adaptadas para os eixos: Proximidade, Direcionamento, Customização e Avaliação. Esse ciclo é contínuo, ou seja, há a construção de um plano de ação com a escola e uma avaliação periódica para averiguar se existe coerência com a necessidade do colégio ou sofrerá alterações.

Dessa forma, o intuito de um diagnóstico preciso é fortalecer os vínculos e auxiliar as escolas na utilização dos produtos e serviços do Programa Escola+, disponibilizando ações destinadas às necessidades de cada instituição. “Exemplos: uma escola parceira deseja focar na formação, então nós estabelecemos uma agenda de trabalho com a equipe de professores para o desenvolvimento de temas pertinentes às necessidades do grupo; outra escola precisa de apoio para comunicar melhor à sua comunidade todos os seus diferenciais, então sugerimos ações ligadas ao marketing e comunicação”, comenta Altamar.

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Comentários encerrados.