Bronquiolite – doença comum no inverno

Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

Com a chegada do inverno, muitos pais sofrem com as doenças infectocontagiosas e pouco se pode fazer para evitar. A contaminação pode se dar na escola, no parque, no shopping, em casa ou mesmo na rua. Por se tratar de um período mais seco, as crianças – especialmente as menores – são mais suscetíveis devido à baixa imunidade e, ainda, podem confundir o diagnóstico por apresentarem sintomas de gripe e resfriado, dos quais muitas vezes podem ser de outras enfermidades até mais graves. Hoje vou falar sobre a bronquiolite, seus sintomas, tratamentos e dicas de como evitar o contágio.

O que é Bronquiolite

Trata-se de uma doença provocada por diversos vírus, tendo como mais comum o sincicial respiratório (VSR), que causa a inflamação dos bronquíolos – parte final dos brônquios – e apresenta sintomas de infecções virais da via aérea superior, com febre e coriza. Por isso o diagnóstico, nos primeiros dias, pode ser confundido com outras doenças.

Contágio:

O contágio se dá da mesma maneira que outros vírus, por meio do ar, pelo contato direto com saliva (gotículas), espirros, objetos contaminados (brinquedos, chupetas, mamadeiras, etc.).

Sintomas:

Além da coriza e febre, como mencionei, os principais sintomas desta doença são tosse e chiado no peito (via aérea inferior), que começam a aparecer entre o quarto e sexto dia após o contágio. A criança pode apresentar dificuldade de respirar, cianose (cor azulada da pele em região dos lábios e unhas), fadiga, febre e taquipneia (respiração rápida).

Faixa etária mais suscetível:

Crianças menores de um ano são as mais propensas e sensíveis ao contágio, porém, há incidência até os dois anos de idade.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser realizado por meio de exame físico e observação dos sintomas (tosse, chiado e febre). Há casos de necessidade de exames específicos como de sangue e análise do muco. Vale lembrar, ainda, que o tempo para o diagnóstico preciso pode variar de caso para caso, pois os sintomas da bronquiolite são similares a de outras doenças respiratórias como gripes, resfriados, sinusite e renites, comuns neste período de seco.

Tratamento:

Somente o médico pediatra é capaz de garantir o melhor tratamento para a criança com sintomas de qualquer doença. Nunca automedique seu filho, pois pode causar problemas de saúde, além de contribuir para possíveis surgimentos de superbactérias (àquelas que são resistentes aos medicamentos). Em geral, o tratamento se dá no ambiente familiar, sem a necessidade de internações (somente para casos mais graves associados com outras enfermidades). Lembre-se: siga corretamente as orientações do pediatra e nunca finalize o tratamento antes da data prevista e recomendada pelo médico.

Dicas:

No inverno o clima é mais seco, com menor chance de chuva e, por conta disso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas respiratórios. Abaixo listo algumas dicas:

– Se possível retire cortinas e tapetes para não acumular pó;

– Pane pano úmido ao invés de varrer (se possível);

– Utilize um balde com água ou toalha úmida nos ambientes para manter o local mais agradável – cuidado com os umidificadores de ar, pois sem a higienização correta podem contribuir para a proliferação de bactérias;

– Ofereça muita água e hidrate a criança ao longo do dia;

– Locais fechados e com grande concentração de pessoas são propícios ao contágio de bactérias e doenças do trato respiratório;

– Opte por alimentos mais naturais e saudáveis. Nos dias mais quentes, pode oferecer sopas com legumes e proteínas;

– Sempre tenha trocas de roupas para períodos de calor e clima mais ameno, característicos desta estação;

– Aproveite a estação do ano que oferece diferentes climas em um único dia.

– Ao primeiro sinal de doença respiratória, fale com o pediatra de costume e ou, em emergências, procure o pronto atendimento infantil para o diagnóstico correto da criança.

Quer receber dicas de saúde e bem-estar?

Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinedicasdepediatraemae.blogspot.com.br)  e curta a nossa página no Facebook – Pediatra On line – @dicasdepediatraemae

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes e mamães com recém-nascidos, com o objetivo de ajudá-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para solicitar informações sobre os cursos escreva para:  [email protected] / [email protected] / [email protected] – coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697.