1 fórum de inovação educacional apresenta conteúdo intenso e supera expectativas

No dia 11 de novembro a HUMUS realizou o I Fórum de Inovação Educacional, que foi um sucesso. O evento foi destinado a escolas públicas e privadas do ensino básico, com as inscrições gratuitas e várias atividades simultâneas, deixando uma gama de opções para os interessados em inovação.

Mais de 300 educadores de regiões de todo o país vieram participar. Coordenadores, gestores, diretores e professores, todos com um único interesse: aprender mais para renovar seus conceitos e fazer adaptações no dia a dia com os alunos. Durante a capacitação foi feita uma rica troca de experiências, contato com mestres do mundo educacional e também com excelentes empresas voltadas para a educação, tais como a Microsoft, patrocinadora do evento.

A programação foi bem dinâmica e intensa, os palestrantes, muito renomados, deram um show levando suas ideias e opiniões ao público. No total, 15 palestras foram ministradas e abordaram a inovação dentro das instituições. Entre elas estavam:

• Inovação e Aprendizagem Independente na Educação Básica – Ronaldo Mota (Estácio)
  • O Futuro da Educação e a Educação do Futuro – José Cordeiro (Singularity University / NASA)
  • As 5 Grandes Tendências Internacionais em Tecnologia Educacional – Ricardo Santos (CISCO)
  • Como avaliar a Inovação? – Luciana Allan (Instituto Crescer para a Cidadania)
  • O ensino personalizado já é uma realidade? – Claudio Sassaki (Geekie)
  • Oficina: Professores Inovadores, Alunos Autores – Teresa Jordão (TIC Educa)
  • Inovação no Desenvolvimento Profissional dos Docentes – Adriana Martinelli (Instituto Singularidades)

Pode-se observar que os setores propícios a serem modificados com inovação dentro de uma escola foram comentados. A nova geração pede essas mudanças e adaptações para o aprimoramento das metodologias de ensino.

O I Fórum de Inovação Educacional superou as expectativas! A avaliação preenchida pelos participantes confirmou este dado com os altos índices de satisfação e depoimentos excelentes, como os que seguem abaixo:

“Parabéns por este evento. Obrigada por me proporcionar este momento que, com certeza, reafirma minhas convicções.”

“Fiquei muito satisfeita com a organização e qualidade das palestras/palestrantes em que demonstraram o respeito pelos profissionais que participaram do evento. Levo deste dia a motivação para inovar e, principalmente como disse o palestrante Alvaro Cruz, a motivação para chacoalhar minha equipe de professores para aulas inovadoras.”

“Foi ótimo, aproveitei várias ideias. Vou agora colocar em prática.”

“Tempo bem rico para exercitar a escuta. Promoveu reflexões, sugestões de busca, de abordagens atuais, de sinalização de caminhos. Agora é ousar na caminhada. Aceitar desafios, experimentar prazerosamente o novo, com cuidado e preparo, equilíbrio, com conhecimento/embasamento. Parabéns aos organizadores!”

“Ouvimos muito do processo; como chegamos aqui e precisamos de espaços para soluções coletivas e criativas. Foi muito precioso e rico para criar possibilidades de melhorias da aprendizagem. O fundamento primordial do uso da tecnologia da informação e comunicação nas escolas e suas reais implicações. O momento atual é nosso compromisso com a melhoria da qualidade e seus indicadores.”