11 Motivos para renovar sua escola “ontem” (Parte I)

O lugar onde vivemos e trabalhamos afeta nossas vidas, e isso é ainda mais importante para ajudar a dar aos nossos filhos o melhor, não apenas em termos de saúde mental, mas também de aprimoramento acadêmico. Dessa forma, incorporar um bom design de sala de aula e a reforma da escola tem vários benefícios.

Melhorando os resultados de fidelização e matrícula

Quando você realiza um projeto de reforma da escola ou melhoria de um prédio existente, você deseja garantir que isso não apenas melhore as instalações da escola, mas também o desempenho acadêmico dos alunos. Ainda não temos um estudo feito no Brasil, mas a Salford University conduziu pesquisas ao longo de um ano com 3.766 alunos para descobrir como o design e os fatores ambientais para os edifícios escolares e nas salas de aula podem afetar os resultados das crianças. Verificou-se que “escolas primárias bem projetadas podem impulsionar o desempenho acadêmico das crianças”. Com base nos resultados do Projeto HEAD (Evidência Holística e Design), descobriu-se que há “evidências claras de que escolas primárias bem projetadas aumentam o desempenho acadêmico das crianças em leitura, redação e matemática.”

Atrair e reter funcionários talentosos

Um bom design de interiores em ambientes educacionais é o fator chave para o aprimoramento acadêmico e o bem-estar geral dos alunos, além de ajudar a atrair e reter os melhores funcionários e professores para sua escola. Em última análise, você economiza dinheiro em recrutamento, melhora o desempenho acadêmico e a felicidade geral dos alunos.

Influenciando a percepção dos pais e alunos

Um bom design aprimorado certamente influenciará positivamente a percepção e a satisfação dos pais com sua escola, ajudará sua escola a subir nas tabelas de classificação, além de atrair bons alunos também.

Projeto da sala da escola primária e lúdica

O relatório da Universidade de Salford prossegue dizendo que “surpreendentemente, os fatores de toda a escola (por exemplo, tamanho, rotas de navegação, instalações especializadas, instalações para jogos) não parecem ser nem de longe tão importantes quanto o design das salas de aula individuais. A mensagem é que, antes de mais nada, cada sala de aula deve ser bem projetada.”

Nas escolas primárias, a maioria das crianças fica em uma sala de aula, portanto, ter um bom design que terá um impacto positivo em seus desempenhos acadêmico e social é fundamental para crianças felizes que irão crescer, se desenvolver e interagir facilmente entre si, gerando confiança, contentamento e progresso bem-sucedido. Também é justo dizer que crianças felizes são professores felizes, um bom ambiente para a sua equipe trabalhar irá encorajar a retenção da equipe e atrair os melhores professores que você puder encontrar, um fator que está se tornando cada vez mais importante para o OFSTED em geral e outras inspeções escolares, exames e resultados.

Para crianças mais velhas, você pode ajudar a preparar os alunos para uma vida além da escola, onde o espaço precisa refletir o ambiente de trabalho moderno. Portanto, você pode considerar um espaço com características mais industriais, e ideias de móveis contemporâneos para salas de estudo.

Aumente a colaboração e a aprendizagem ponto a ponto

Projetar um espaço que aumentará a colaboração e a aprendizagem entre grupos pode ser um desafio se você não souber por onde começar. Certifique-se de fazer parceria com designers experientes que podem trabalhar com você. Para conhecer as necessidades e desafios do espaço, sua equipe e os alunos podem criar algo sob medida para cada sala. Vai revolucionar o funcionamento da sua escola e melhorar a vida de todos os que nela trabalham e estudam.

*A continuação deste artigo entrará na edição impressa de agosto da revista Direcional Escolas.