12 obras da literatura brasileira que contribuem para melhorar o desempenho no ENEM

Por Daniel Machado

Cultivar o hábito da leitura é fundamental para quem deseja um bom resultado no vestibular. Lendo mais, aprendemos palavras novas, enriquecemos o vocabulário, estimulamos a imaginação e, claro, enriquecemos nosso conhecimento. Para quem está pensando em prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a leitura é obrigatória. Jornais, revistas, livros, livros técnicos e principalmente grandes obras literárias nacionais são leituras importantes e fundamentais para os candidatos.

As provas aplicadas pelo ENEM são marcadas pela interação entre diferentes tipos textuais (como letras de música, e-mails, postagens em blogs) e com partes de obras consagradas, imagens e quadrinhos. Além dessa diferença textual, os famosos trechos de obras literárias podem aparecer nas provas e em disciplinas como história, geografia e até mesmo biologia. Fugindo das disciplinas mais comuns como português e literatura.

Por esse motivo, é necessário que o candidato tenha a capacidade de aprender essa variedade de informações e culturas para obter um bom resultado na prova do ENEM e garantir, com isso, seu sucesso. Um leitor mais assíduo tem maiores chances de obter bons resultados nas provas, principalmente se ele der uma atenção especial a leitura de alguns títulos consagrados da nossa literatura brasileira.

Pensando nisso, listamos os 12 livros que contribuem para melhorar o seu desempenho no ENEM:

Modernismo

• Macunaíma de Mário de Andrade
  • Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa
  • Poesias de Carlos Drummond de Andrade
  • Vidas Secas de Graciliano Ramos
  • Os Condenados de Oswald de Andrade
  • A Hora da Estrela de Clarice Lispector

Pré-Modernismo

• Os Sertões de Euclides Cunha
  • Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto

Romantismo

• O Guarani de José de Alencar
  • A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães

Realismo

• Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis
  • Dom Casmurro de Machado de Assis

Os títulos que foram sugeridos para leitura são apenas alguns que os alunos que pretendem prestar o ENEM devem conhecer. Obras de autores modernistas e outros estilos literários devem merecer uma atenção especial por parte dos estudantes. Afinal, ter conhecimento sobre a literatura brasileira é um grande passo para garantir um bom resultado na prova do ENEM.

*Daniel Machado é CEO da Imaginie, empresa que oferece soluções tecnológicas inovadoras para a educação. A plataforma utiliza o conceito de crowdsourcing para ajudar estudantes em todo o Brasil a escrever melhor e se preparar para a prova de redação do ENEM. Para isso, a empresa reúne os melhores professores em uma plataforma de fácil acesso para que estudantes possam enviar suas redações com praticidade e rapidez de correção.