1º Encontro Internacional Por um Brasil Leitor discute o poder de transformação da leitura
Educação e Cidadania
Especialistas do Brasil, Alemanha, Chile, Inglaterra e Colômbia irão trocar experiências sobre o assunto
“A leitura pode ser um agente transformador?” Esta será a pergunta que permeará as discussões do 1º Encontro Internacional Por um Brasil Leitor nos dias 12 e 13 de junho em São Paulo. O evento é uma realização do Instituto Brasil Leitor (IBL) em parceira com o Goethe-Institut, que sediará o encontro. Professores, alunos de graduação e pós-graduação, pedagogos, governantes, jovens e demais interessados na leitura estão convidados a participar.
Partindo das experiências do Instituto Brasil Leitor, que já implantou mais de 140 bibliotecas pelo país, a ideia do evento é aprimorar a reflexão sobre ações positivas e eficientes – dentro e fora do país – de incentivo à leitura desde a primeira infância. Também suscitar o debate que estimule a implementação de políticas públicas de apoio à leitura no Brasil.
“Será uma oportunidade de trocarmos experiências com brasileiros e estrangeiros que também acreditam no potencial de transformação da leitura. O assunto merece atenção e debate para que possamos aprimorar iniciativas e multiplicá-las pelo mundo”, revela William Nacked, presidente do Instituto Brasil Leitor.
Durante o Encontro, o IBL compartilhará os resultados de pesquisas realizadas com as Bibliotecas Comunitárias e Bibliotecas de Primeira Infância, ambos projetos do Ler É Saber. A primeira foi realizada com usuários de biblioteca instalada na estação Paraíso do Metrô de São Paulo e atestou um aumento em 62% no índice de leitura de seus usuários.
A segunda, inédita, foi realizada com crianças entre 2 e 5 anos que frequentam bibliotecas de Primeira Infância do IBL. “O resultado será divulgado em primeira mão durante o Encontro Internacional e trará dados impressionantes que comprovam a eficiência das interações entre o Ler e o Brincar, principal proposta da Biblioteca de Primeira Infância”, afirma Ivani Nacked, diretora do IBL e idealizadora dos projetos de leitura para crianças e jovens.
“Entendo que a leitura – só a leitura – engrandece as pessoas. É um dos hábitos mais nobres do ser humano que traz felicidade, conhecimento e também tem o poder de melhorar as pessoas e transportá-las no tempo e no espaço. Tornarmo-nos parceiros do Instituto Brasil Leitor é uma honra e uma satisfação”, afirma Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.
Para Ana Teresa V. de F. Sannazzaro, bibliotecária do Goethe-Institut São Paulo, poder abrigar o 1º Encontro Internacional por um Brasil Leitor nas dependências do Goethe-Institut é uma honra e uma grande alegria. “Sem leitura a criança não desenvolve a criatividade e a imaginação e pouco adquire em conhecimento, valores e cultura. O adulto que fez da leitura um hábito frequente durante sua vida é muito mais preparado para enfrentar os estudos, o trabalho e todos os desafios que encontrará em sua caminhada. ”
O 1º Encontro Internacional Por um Brasil Leitor contará com a participação de Marilena Flores, da IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar; Elisa Machado, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; Fabiano Gonçalves, do Instituto Ayrton Senna; Eduardo Barros, da Fundação Volkswagen; José Castilho Neto, do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Também estarão presentes especialistas de outros países como Constanza Merkis (Bibliotecas Escolares CRA/UCE – Chile); Jonathan Douglas (National Literacy Trust – Inglaterra); Beatriz Helena Robledo (Colômbia) e Gabriele Ceseroglu (Biblioteca Municipal de Colônia – Alemanha). Confira a programação completa no site: http://www.brasilleitor.org.br/encontrointernacional/
Preço
As inscrições devem ser feitas via site e custam R$ 250,00 para os dois dias. Estudantes, idosos com mais de 60 anos e pessoas com necessidades especiais pagam meia-entrada. Também existem descontos de até 20% para inscrições em grupo de uma mesma instituição, desde que pagas em conjunto.
Serviço
Datas: 12/06 (sexta-feira) e 13/06 (sábado)
Local: Goethe Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros – SP)
Horários: das 8h00 às 19h30 (sexta) e das 8h00 às 18h00 (sábado)
Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo à leitura. O projeto “Ler é Saber” do IBL está baseado em três modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto:
– Bibliotecas Jovem – Além dos livros, espaço dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura tais como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. Os alunos participam ativamente da construção da própria biblioteca e ela é toda pensada de modo formar de um jovem crítico, criativo e protagonista. Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
– Bibliotecas Primeira Infância – destinada a crianças de zero a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar;
– Bibliotecas Comunitárias – implantadas em diversas cidades do Brasil, criam um novo espaço de estímulo à vida cultural em empresas, estações de metrô e trem e terminais de ônibus;
No total, as bibliotecas do IBL contabilizam cerca de 1,5 milhão de empréstimos e 139 mil sócios. O acervo geral tem cerca de 243 mil livros.