Dica – Grama Sintética

Matéria publicada na edição 17 | junho 2006 – ver na edição online

Piso sempre verde

Para quadras e playground, um dos revestimentos mais utilizados pelas escolas é a grama sintética. Porém, é preciso escolher o material com muito critério, preferencialmente pedindo referências da empresa escolhida junto aos clientes. “Há vários tipos de grama no mercado. A produzida com fio 100% polietileno é macia, não queima a pele em caso de quedas. Já a de polipropileno tem o fio mais rígido, áspero e abrasivo”, adverte Jefferson Ferreira de Oliveira, que há 11 anos atua no segmento de grama sintética e fabrica o produto. Segundo o fabricante, há ainda gramas confeccionadas em ráfia e com fio derivado de garrafas PET, ambos contra-indicados justamente pela abrasão dos materiais.

Conforme Jefferson, é possível optar pela instalação de um amortecedor de impacto por baixo da grama sintética, garantindo um amortecimento 40% a 50% maior do que apenas com a grama. Jefferson completa que a borracha de amortecimento é instalada inteira ou em placas. Ao optar pela grama sintética é importante verificar a altura da grama. Gramas acima de 20 mm de espessura são indicadas para campos de futebol. Já para playground, as mais indicadas são as entre 10 e 13 mm. É falsa a afirmação de que a grama mais alta oferece mais conforto. A grama com fio reto, para cima, logo fica achatada. A produzida com fios tombados dura muito tempo com a mesma aparência”, esclarece.

A grama sintética pode ser instalada sobre qualquer tipo de piso. Quando há um desnível muito grande (por exemplo, pisos com pedras desiguais), é recomendado nivelar a superfície com uma nata de cimento. “É importante que o piso tenha boa caída para resultar numa boa drenagem da grama”, afirma. Para uma correta manutenção da grama sintética, o fabricante recomenda varrição no sentido contrário aos fios, para eles levantarem e permanecerem bonitos, e limpeza com aspirador uma vez por semana. Além das quadras e playground, a grama sintética pode revestir o piso de brinquedotecas internas.