Dicas — Brindes e Ações promocionais

Matéria publicada na edição 55 | Fevereiro 2010 – ver na edição online

Ação promocional busca vínculos duradouros

Livros sobre técnicas de estudo, pendrives, luminárias, relógios de pulso e as tradicionais canecas personalizadas são alguns dos brindes que o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (CONSA), localizado em Moema, zona Sul de São Paulo, ofereceu aos alunos e educadores durante o ano de 2009. Entretanto o que mais chamou a atenção de sua clientela foi um ursinho de pelúcia vestido com o uniforme da escola, presenteado aos novos estudantes ou àqueles que fizeram a rematrícula. “O brinde é um importante recurso para a sustentação da marca pós-ação promocional, uma vez que a extensão residual de seu impacto perdura por vários meses”, afirma Auli De Vitto, vice-presidente executivo da AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

No CONSA, “o brinde está previsto em todos os planejamentos anuais de marketing”, revela Isabella Sprovieri, responsável pelo setor na Associação Cultura Franciscana, mantenedora do Colégio. Invariavelmente, eles são utilizados em quatro períodos específicos pela instituição: matrícula e rematrícula, Dia das Crianças (envolvendo alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I), Dia dos Estudantes (comemorado em 11 de agosto junto ao Fundamental II e Ensino Médio) e Dia dos Professores (com os mimos estendidos a todos os educadores de sua equipe). Nas demais datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães e dos Pais e Natal, são confeccionados cartões temáticos, alusivos a personalidades ou eventos. Em 2009, as peças homenagearam o 200º centenário do nascimento de Charles Darwin.

Cada material é pensado conforme a faixa etária da clientela e a utilidade do produto, destaca a coordenadora de marketing. As canecas de plástico personalizadas, por exemplo, dadas às crianças do Infantil e Fundamental I, estavam associadas à ideia da sustentabilidade e à prevenção contra a gripe suína. Já o livro e a luminária representaram um estímulo ao estudo entre os adolescentes e jovens, enquanto que pendrives e relógios de pulso atenderam às necessidades de trabalho dos educadores. “Os brindes constituem instrumentos eficazes na obtenção de resposta ou comportamento desejado para um determinado público”, explica Auli Di Vitto, da AMPRO. O vice-presidente estima “uma infinidade de aplicações de acordo com o interesse das escolas”. Além das datas comemorativas, podem ser aplicados como recurso de estímulo para a atualização de dados ou a antecipação da matrícula, ou ainda como divulgadores de cursos de férias e serviços complementares. “Por serem produtos utilitários, possibilitam a visualização da marca várias vezes durante o dia, possibilitando uma elevada frequência de impactos da marca, fortalecendo o residual desejado”, destaca. Di Vitto ressalva, porém, que o brinde deve estar adequado à ação promocional pretendida.

Segundo ele, o mercado acompanha a inovação tecnológica e também a demanda pela sustentabilidade, oferecendo novas opções aos clientes. Há desde pendrives contendo mensagens gravadas, a “itens ligados à preservação do meio ambiente e responsabilidade social”. O dirigente afirma que em 2009 o setor viveu grande mobilização em torno do desenvolvimento de produtos à base de plástico biodegradável, papéis reciclados, resíduos de embalagens e reutilização de sobras de materiais e reaproveitamento da água industrial. Um dos destaques foram as sementes e mudas, hoje disponibilizadas de maneira personalizada, com a logomarca do cliente.

(R.F.)