Dica — Formatura: Organização e Fornecedores

Matéria publicada na edição 65 | Fevereiro 2011 – ver na edição online

Propostas variam conforme o perfil das escolas e dos alunos

Locação de espaço, decoração, flores, mestre de cerimônias, músicos e DJ’s, buffet, serviços de filmagem e fotografia, iluminação, som e até mesmo geradores compõem a estrutura mínima de um grande evento de formatura, especialmente do Ensino Médio, seguindo um script da envergadura de grandes festas de casamento ou aniversários de 15 anos das meninas. A diferença é que, em geral, o custo disso tudo é rateado entre os convidados, suavizando o impacto orçamentário e logístico das formaturas para as mantenedoras. Ainda que algumas escolas venham optando por estratégias diferenciadas de demarcar a passagem de um ciclo a outro ou a conclusão da educação básica, permanece o sonho entre muitos jovens de colar grau em clima de gala e dançar a valsa com os seus pais.

No Colégio Sant’Anna, localizado no município de Vinhedo, próximo a São Paulo, a formatura de 2010 dos estudantes do Ensino Médio e dos cursos técnicos reuniu 800 participantes na noite do dia 16 de dezembro, com direito a colação de grau, jantar e baile, relata Ivan Manganeli, responsável pela área de marketing e eventos da escola. Na verdade, Ivan está assumindo neste ano a parte da formatura e já se mexe para preparar a versão de 2011. “O Colégio mantém esse formato com sucesso há 15 anos, pois já no início das aulas organiza uma comissão de cinco a dez alunos e lhes apresenta os custos dos fornecedores, para que definam o que querem, bem como a forma de pagamento”, diz Ivan. A parte da colação de grau é bancada pela mantenedora, sem custos para os estudantes. Quanto à locação do ambiente, buffet e os demais recursos necessários, o Colégio Sant’Anna é quem efetiva e paga os contratos com os fornecedores, mediante o depósito dos alunos. Ivan acredita que até abril próximo, já estará com tudo definido.

Mas há quem prefira modelos diferenciados, alternativos e bem mais simples, como a comunidade envolvida com o Colégio Módulo, de São Paulo. Neste momento, seus gestores estão às voltas com a organização da colação de grau do 9º ano do Fundamental, 3º do Ensino Médio e também do Ensino Técnico, que concluíram seus respectivos ciclos em 2010. “Ela acontecerá provavelmente em abril”, revela a diretora administrativa Eliana Carla Rodrigues, defendendo eventos mais “ágeis e modernos”. Segundo Eliana, o Colégio patrocina todo ano, sem custo para os alunos, uma cerimônia formal aberta aos pais e familiares, com beca, mesa solene, paraninfos, professores homenageados, falas dos alunos e recepção com coquetel. O evento é contratado junto a uma prestadora de serviço, que “deve oferecer conforto e qualidade”, diz. Por outro lado, o Módulo exige que as fotos – único serviço cobrado dos pais – sejam opcionais.

Internamente, porém, o Colégio promove uma festa mais solta entre os estudantes no encerramento do Fundamental e do Ensino Médio. No último mês de dezembro, as turmas do 9º ano e do 3º do Ensino Médio tiveram, em dias separados, suas respectivas “baladas” no interior da escola, com a presença de DJ’s e a liberação do uso de uniformes. “Os alunos participam das escolhas, mas é a escola quem organiza essas atividades”, afirma a diretora. Também no encerramento de cada ano letivo do Fundamental I acontece uma programação especial, além da formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, promovido em conjunto com a Polícia Militar de São Paulo.

Eliana Carla Rodrigues – [email protected]

Ivan Manganeli – [email protected]