Fique de Olho – Brindes e recordação escolar

Matéria publicada na edição 65 | Fevereiro 2011 – ver na edição online

Empresas lançam estratégias que valorizam a interatividade

O calendário escolar está praticamente definido para este ano e novamente não há como deixar passar em branco as datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Mães, dos Pais, dos Professores, nem as festas do Carnaval e das Crianças ou ocasiões como as matrículas. O que as escolas devem fazer nesses momentos é valorizar as atividades e reforçar sua marca por meio da distribuição de presentes, optando por “produtos úteis, versáteis e que prestigiem a participação do aluno”, defende o empresário Alexandre Marques dos Reis, diretor da Elo Brindes.

Segundo Alexandre, que atua com marketing promocional há 16 anos, sua empresa tem como grande diferencial oferecer itens que interajam com o estudante. Neste ano, lançará chinelos estampados com a arte individualizada do aluno para o Dia das Mães, estratégia que pretende “reafirmar a importância do presente único e exclusivo”, diz. Outro produto que também proporciona interatividade e já se tornou um marco da empresa é o guarda-chuva estilizado com o desenho ou a foto do aluno, revela Alexandre. Conforme destaca o diretor, a empresa acompanha todo o processo de produção, finalização e entrega do material, disponibilizando aos clientes um departamento de criação próprio.

Também na Kits & Requintes o foco é a participação dos estudantes na confecção ou finalização do brinde, “estimulando sua criatividade e raciocínio”, diz a empresária Daniela Fittipaldi. “Trabalhamos com tecidos, madeira e outros produtos onde a criança solta a imaginação e faz um presente original. Para os adultos temos vários kits elegantes e originais”, acrescenta. Em 2011, os destaques ficarão por conta do tema Ecologia, que estará presente “na linha de tecidos e de plantio”, como a sacolinha para jardinagem. Com seis anos neste mercado, Daniela ressalta a preocupação da empresa em desenvolver produtos diferenciados e personalizados, com “garantia de qualidade e entrega no prazo solicitado”.

Já na Mago das Imagens um dos itens que mais atraem a clientela são as camisetas e canecas estampadas com as fotos dos alunos. “A camiseta é muito solicitada no Dia das Mães e Pais e, ultimamente, as canecas estão atingindo um número bem grande de pedidos”, afirma Keller Dâmaso, um dos sócios da empresa.

Segundo ele, o hit do momento é o modelo “caneca mágica”, que após o contato com um líquido quente (café, leite, chocolate ou chá) faz sobressair uma mensagem ou a foto da criança. Com grande procura, principalmente para o Dia das Mães, as encomendas do produto serão encerradas em março, com previsão de entrega até o final de abril. Segundo o empresário, a Mago das Imagens trabalha com foto digital há mais de dez anos, entrou no segmento escolar a partir da parceria comercial com a Revista Direcional Escolas e hoje tem como público-alvo a faixa etária até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A tendência à personalização levou, por sua vez, a Queen’s Brindes & Presentes a investir em um novo equipamento de gravação a laser, afirma o diretor Eduardo Lopes. A máquina permite afixar a mensagem ou o logotipo em relevo em canetas, calculadoras, chaveiros, entre outros, “evitando que desapareçam com o tempo”. No mercado de brindes desde 1992, a Queen’s ainda observa grande procura pelas agendas, mas o diretor comenta que o importante no mercado de brindes é oferecer itens variados e úteis aos mais diferentes tipos de clientes, desde o usuário doméstico ao corporativo, sempre cumprindo com os prazos de entrega e assegurando a qualidade do material.

E dentro do quesito “utilidade”, O Rei do E.V.A. conseguiu unir uma de suas expertises a uma necessidade da escola moderna: seu campeão de vendas é o tatame, voltado não apenas para a prática de esportes e artes marciais, mas também para revestimento de berçários, salas de recreação ou demais ambientes em que os estudantes tenham contato com o solo. Com 30 anos de vida e há 20 trabalhando com E.V.A., a empresa desenvolveu know-how próprio com a matéria-prima, afirma o gerente de marketing Rodrigo Monticelli de Oliveira. Assim, O Rei do E.V.A. ampliou seu portfólio com painéis didáticos e decorativos, produtos pedagógicos e de Carnaval, chapéus de cowboy para festa junina, viseiras, mouse pad, foto pad, calendários, quebra-cabeças, entre muitos outros. Rodrigo destaca que todo produto recebe tratamento personalizado, tornando-se “eficaz ferramenta de divulgação e propaganda para as escolas”.

Por Rosali Figueiredo

img06_0