Atividades de Livre Escolha (Esportes)

Matéria publicada na edição 71 | Setembro 2011 – ver na edição online

Aprimorando Fundamentos e Desempenho

Um dos destaques da versão 2011 do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, concedido em princípios de agosto a escolas de várias regiões brasileiras, foi o Programa de Saúde na Escola, desenvolvido pelo professor Marcelo Luiz de Souza durante as aulas de Educação Física, em que usou recursos das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Implantado pela Escola de Educação Básica e Profi ssional da Fundação Bradesco, do Rio de Janeiro, sob a coordenação do professor, o programa fi cou entre as 21 melhores experiências de uso das TIC na educação básica no Brasil, em meio a 1.402 projetos inscritos.

Neste caso, o projeto da disciplina conseguiu cumprir bem com um dos atributos da Educação Física escolar, que é o de promover a saúde, juntamente com valores como respeito e cidadania, segundo conceito trabalhado por Marcelo, que também é fi sioterapeuta. “Paralelamente ao movimento, à técnica e à ética, a saúde representa um dos valores intrínsecos à disciplina, que promove o desenvolvimento da capacidade física e motora, da resistência aeróbica e muscular, de habilidades como equilíbrio, força e lateralidade”, explica. Esta cultura corporal ampla foi estudada, sistematizada e apresentada pelos seus alunos do 8º e 9º anos por meio da produção de folders e através da criação de um blog. Segundo Marcelo, é uma perspectiva que deve estar presente em todo o conjunto de atividades esportivas das escolas.

Segundo ele, existem três tipos de abordagens nos esportes: a curricular, a extracurricular e a de rendimento. No primeiro caso, o enfoque é mais pedagógico e procura desenvolver potencialidades. Já as atividades complementares são semelhantes ao trabalho feito pelas escolinhas de esportes e desenvolvem a técnica dos movimentos, fundamentos e táticas específi cas a cada modalidade. Finalmente, no esporte de rendimento, o objetivo é tornar o estudante apto a competir.

Na Escola Internacional de Alphaville, localizada em Barueri, na Grande São Paulo, são oferecidos os três segmentos, por meio de uma equipe de 20 professores de Educação Física, seis para o currículo obrigatório e 14 para as atividades complementares, nas quais a instituição “amplia os aspectos pedagógicos e comportamentais trabalhados em sala de aula”, diz o coordenador de esportes, Paulo Rieira de Faria. No extracurricular, designado como atividade de extensão, a abordagem recai sobre a técnica, em modalidades como capoeira, balé, judô, futsal, natação, natação para bebês e patinação artística. Nos treinos, o objetivo é buscar maior desempenho do aluno atleta, “capacitando-o a entrar em uma competição com chance de ganhar”. Neste mês de setembro, esses atletas estarão representando a escola em seu 5º Campeonato de Esportes, competição que envolve instituições bilíngues, em jogos de futsal, handebol, basquete e vôlei, na categoria feminina e masculina. Segundo Paulo de Faria, cerca de um terço dos alunos da Escola Internacional frequentam as atividades complementares de esportes. (R.F.)

Saiba+

MARCELO LUIZ DE SOUZA