A importância da natação formativa para crianças

Matéria publicada na edição 96 | Março 2014 – ver na edição online

A prática da natação forma- tiva tráz diversos benefícios às crianças no dia a dia, tornando-se uma excelente ferramenta de educação. Através da linguagem corporal, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e emoções. A estimulação motora e vivência de novos movimentos ajudam a criança a conhecer seu corpo e auxiliam na comunicação e desenvolvimento da linguagem.

As aulas infantis de natação, são ri- cas em movimentos e experiências aquáticas que ajudam no desenvolvimento das crianças, principalmente na faixa etária de 4 a 6 anos em que elas já tem movimentos mais coordenados.

A variação de movimentos na água aumentam o repertório motor da criança, através da natação ela ad- quire sincronismo de movimentos de pernas e braços de forma alternada e simultânea, controle da respiração, consciência das posições de seu cor- po e do espaço que ele ocupa dentro da água, facilitando seu deslocamento. Na água devem ser desenvolvidas as habilidades aquáticas e autonomia de deslocamento, devemos enfatizar as atividades e exercícios de sobrevivência na piscina, ou seja, a criança ao cair na piscina, terá condições de deslocar-se até um local de apoio com segurança.

Iniciamos o aprendizado dos nados com o trabalho de pernas, o movimento deve ser continuo e propulsivo para encaixarmos a movimentação de braços com apoio e logo após a respiração, coordenando todo o nado. Os deslocamentos podem começar com pequenas distâncias nadadas e serem aumentados de acordo com a melhora dos movimentos e propulsão das crianças.

Brinque nas aulas, um movimento de perna, pode virar um tubarão, um foguete, um avião, faça da aula um espaço de aprendizado e lazer. A ludicidade deve estar sempre presente nas aulas, brincando durante a aula a criança equilibra o aprendizado dos nados com o prazer. Podemos desenvolver a ludicidade através de brincadeiras de faz-de-conta, personagens que as crianças tenham identificação, jogos e histórias contadas.

Enfim, nadar contribui para o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, auxiliando no equilíbrio de suas atividades cotidianas e na sua formação como indivíduo.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.