As 8 Principais Dicas Contra Afogamento

Matéria publicada na edição 99 | Junho/Julho 2014 – ver na edição online

Trabalhar com natação em ambientes onde tem circulação constante de crianças ao redor da piscina nos traz uma importante discussão sobre segurança e a importância da sobrevivência no meio liquido. Para a MGB, natação nas escolas deve ser considerada, muito antes de uma forma de recreação, uma disciplina importante a ser aprendida.

No Brasil o afogamento é a segunda causa de mortes entre crianças e adolescentes com até 14 anos, segundo os dados do Ministério da Saúde de 2011 este tipo de acidente foi responsável por 29% das mortes nesta faixa etária, atrás apenas dos acidentes de trânsito, que representam 40%.

Segundo o Ministério, a maior parte dos afogamentos acontece entre 1 e 4 anos de idade, sendo nesta faixa etária a principal causa de morte. Crianças são curiosas, já andam e principalmente não tem medo do perigo. De acordo com corpo bombeiros, crianças pequenas podem se afogar em banheiras, vasos sanitários ou até mesmo baldes com água.

Por isso é fundamental que a criança desde cedo se familiarize com a água e principalmente aquelas que moram em zonas litorâneas ou que tenham fácil acesso aos ambientes aquáticos como piscinas residenciais, rios, lagos entre outros.

Os primeiros passos para essa familiarização, são as aulas de natação desde bebê, pois neste ambiente a criança aprende a sobreviver e se ambientar. Já de 4 a 6 anos o aluno aprende as habilidades básicas como flutuação, imersão, respiração e propulsão. Logo em seguida, de 6 anos em diante, os nados crawl, costas, peito e borboleta.

É importante lembrar que o afogamento é um acidente silencioso e fatal, onde 3 a 4 minutos sem respirar já são suficientes para causar sequelas e até tirar a vida de uma criança. Pois quando o afogamento não mata, pode causar lesões pulmonares e cerebrais entre outros.

Abaixo enumerei 8 lições básicas para evitar acidentes:

1) Esvazie baldes, banheiras, tanques após o uso, e mantenha a porta do banheiro e vaso sanitário sempre fechados

2) Piscinas devem ser mantidas sempre fechadas e cobertas após o uso, e cercadas por grades de no mínimo 1,5m ;

3) Não deixe brinquedos, bolas, bexigas ou qualquer atrativo perto das piscinas;

4) Em praias, rios, lagos e cachoeiras respeite sempre as placas e recomendações de segurança ou o aviso dos salva-vidas;

5) Nunca deixa crianças sem vigilância em ambientes com água, mesmo o adulto não deve ficar sozinho pois pode ter um mal súbito e se afogar, sem chance de ser socorrido;

6) Evite ingerir bebidas alcoólicas e entrar na piscina ou ambientes com água. Neste estado você acaba perdendo as noções de equilíbrio e coordenação;

7) Tenha sempre um telefone próximo á área de lazer e o número da central de emergência;

8) Inicie um programa de natação na escola, academia, prefeitura ou onde possa aprender a se deslocar na água com autonomia e segurança. Um bom professor de natação com CREF e experiência saberá direcionar o trabalho.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.