fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Dica — Responsabilidade Social no Dia a Dia

Matéria publicada na edição 99 | Junho/Julho 2014 – ver na edição online

O desenvolvimento sustentável nunca esteve tão em voga como nos últimos anos. A poluição da terra, da água e do ar, aumentaram os níveis de poluentes em algumas regiões, provocando deformidades, áreas degradadas e problemas gravíssimos para a saúde dos habitantes locais. E, atualmente, o planeta emite sinais claros de que não suporta o ritmo como lidamos com nossa própria ecologia.

A sustentabilidade surgiu como um refúgio pelo aumento na qualidade de vida. Dentre as inúmeras interpretações para o termo, a questão sustentável está intimamente ligada a questões de responsabilidade, conservação, respeito e até o desenvolvimento sustentável.

Tendo esta perspectiva atual como base, algumas empresas apoiam o conceito ecológico, utilizando mecanismos e adotando um “novo comportamento”, adaptando e moldando o cotidiano de acordo com a necessidade de nosso meio ambiente. Uma medida simples, mas que gera uma importância significativa é o descarte de pilhas em locais específicos. Uma pilha simples, por exemplo, contém metais pesados (como chumbo, mercúrio, cádmio, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês) e descartadas no lixo comum, as pilhas e baterias acabam em aterros e se espalham pelo solo, água, plantas, peixes e outros animais.
A indústria gráfica é um dos setores diretos que possuem plena consciência de impressão, tanto na economia de cartucho de tinta, como na utilização do próprio papel. Muitos clientes de gráficas exigem uma postura que minimiza impactos na natureza, com pequenas atitudes estratégicas e rentáveis, que acabam por aumentar cada vez mais a responsabilidade ambiental.
Edinilson Franco, arte finalista e proprietário de uma gráfica em São Paulo, afirma que é possível evitar certos desperdícios de papel, principalmente no dia a dia: “antes da impressão, é bom observar e analisar o que será impresso e, se possível, salvar esse serviço e imprimir em um, dois ou três arquivos juntos, no mesmo papel”.
Dentro do setor gráfico, existem certos papeis ecológicos e segundo Edinilson, “muitas empresas optaram por esse tipo de papel, mas eu não consigo entender o custo desse material que chega a custar 30% a mais do que o papel convencional, graças ao demasiado imposto que o governo inclui nesse material. Esse papel ecológico deveria ser mais acessível, principalmente para as gráficas, que compram grandes volumes de papel”.
Com o advento tecnológico e o aumento na procura de meios que dispensam o uso excessivo de papel no cotidiano, as gráficas, “sofreram uma queda drástica nos últimos anos, diminuindo violentamente a procura de serviços em impressão gráfica”, relata Edinilson Franco. Mas, mesmo com os meios digitais, há uma necessidade em impressão de certos arquivos ou documentos. E, para contribuir com nosso ecossistema, separamos algumas dicas do nosso especialista para facilitar o comportamento sustentável diário.

DICAS DO ESPECIALISTA

• Nem todo e-mail que você recebe é necessário imprimir, reflita se sua impressão é realmente necessária;

• Quando errar alguma, não amasse o papel e jogue-o fora. Guarde-o para ser reutilizado;

• Sempre que for necessária a impressão, utilize o modo “Visualizar Impressão”, assim você pode verificar as margens da folha e tamanho da fonte. Às vezes, apenas por uma linha, se perde uma folha inteira;

• Imprima na frente e no verso das folhas;

• Folhas usadas que estejam limpas em um dos lados se transformam em ‘bloquinhos’ para anotações, e também podem ser utilizadas para alguns testes de impressão;

• Imprima de pouco em pouco, assim se a impressora puxar duas ou mais folhas, não desperdiçará;

• Existem fontes sustentáveis, como a “Ecofont”, uma alternativa para evitar o desperdício de tinta. A quantidade de tinta é poupada em até 25% na impressão;

• Sempre que possível, faça operações online ou utilize folhas que já foram usadas para fazer rascunhos;

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados