Dica – Projetores

Matéria publicada na edição 101 | Setembro 2014 – ver na edição online

Tecnologia Educacional: Uso de recursos audiovisuais na sala de aula

Por Rafael Pinheiro

Na sociedade do conhecimento, o ritmo da informação mostra-se cada vez mais acelerado. A era tecnológica atual indica movimentos e mudanças para uma geração conectada a todo instante, que consome informação em tempo real, ávidos por um novo panorama – principalmente educacional.

Para acompanhar essa nova geração de alunos cada vez mais ligados à internet e à tecnologia, os métodos tradicionais escolares começam a avaliar os novos recursos que ganham as salas de aula e, gradativamente, começam a se aproximar do cotidiano do aluno.

A utilização de recursos audiovisuais garantem ferramentas que auxiliam (e muito) no processo de aprendizagem. E, dentro desses recursos, é interessante explorar todas as funcionalidades, principalmente para a preparação das aulas. Ed Andrade, professor de Cinema, Audiovisual e Motion Graphics Designer na Universidade Anhembi Morumbi, acredita que as novas gerações cresceram sendo estimuladas e o velho esquema de aulas tradicionais não consegue atrair a atenção desses alunos por muito tempo. “Não é o ‘recurso audiovisual’ que é importante, ele é apenas uma ferramenta, o que é realmente interessante é explorar a Linguagem Audiovisual na concepção e preparação de uma aula, palestra, apresentação, pitching etc. A Linguagem Audiovisual (desde a história do cinema até hoje) desenvolveu estratégias de comunicação e expressão muito eficientes para a produção de narrativas ricas e que estimulam vários de nossos sentidos. Isso me parece estar mais em sintonia com a sensibilidade das novas gerações”, afirma.

Dentre os principais recursos no mercado escolar, destaque para a lousa digital, que substitui o quadro negro, possibilitando a digitalização dos traçados realizados manualmente pelo professor por meio de uma caneta eletrônica; o laboratório virtual, possibilitando a imersão, navegação e interação do usuário em um ambiente tridimensional sintético, gerado pelo computador; projetor de massa, que permite, por meio de uma câmera digital, projetar imagens de peças tridimensionais. Os elementos podem ser movimentados pelo expositor, permitindo visualização espacial do objeto de estudo; e o projetor digital, permitindo através da imagem proveniente de um computador ou outro instrumento (câmera fotográfica digital, equipamento de vídeo, DVD ou até microscópio) é ampliada e transferida para uma tela ou parede clara.

Esses mecanismos que surgem no mercado voltados à educação, apresentam uma infinidade de opções para desfrutar, em sala de aula, elementos atrativos, que possam encantar os alunos para a aprendizagem. Ou até mesmo transportar o teórico da matéria para visualizações e interações multimídia, favorecendo, assim, tanto o ensino para os professores, como o aprendizado para os alunos.

Para garantir essa relação positiva, é de

extrema importância que os professores avaliem seus métodos de ensino, já que hoje a fonte de conhecimento não se restringe apenas à escola. O professor Ed Andrade acredita que o primeiro passo é a capacitação dos educadores em linguagem audiovisual. “Vejo muitos professores utilizarem o recurso do projetor (PowerPoint), por exemplo, apenas para reproduzir textos, como um substituto de uma lousa tradicional. Isso torna o uso do recurso tão ou mais enfadonho do que técnicas tradicionais (livro de texto, lousa, etc)”, afirma.

É importante destacar que os recursos tecnológicos devem servir de apoio à aprendizagem que acontece nas aulas presenciais, e não apenas para transmitir as mesmas informações que antes o professor colocava no quadro negro. A base de comunicação entre o professor e o aluno deve estabelecer através de discussões, diálogo, resolução de questionamentos e produção de textos.

Com tanta tecnologia voltada à educação, propondo novas metodologias pedagógicas, surge a reflexão se, em um futuro próximo, o ensino tradicional será substituído por padrões tecnológicos. O acadêmico acredita que não haverá uma substituição e que os recursos se acrescentam. “O ensino está atrelado ao seu período histórico e tecnológico, então o ensino contemporâneo não tem como não incorporar a tecnologia. A grande questão não é se o recurso tecnológico vai ou não ganhar espaço em detrimento do ensino tradicional, a questão é como utilizá-lo da maneira mais eficiente, maximizando seu potencial e minimizando seus efeitos