Natação na escola: Oportunidade para o negócio

Matéria publicada na edição 103| Novembro 2014 – ver na edição online

A atividade física e do esporte são dois conteúdos curriculares da escola que ocupam papel fundamental no desenvolvimento dos alunos. De modo geral, são inseridos na grade curricular através da disciplina Educação Física ou oferecidos como atividade extracurricular opcional, em horário alternativo.

Cada atividade desenvolvida na escola possui características que estimulam de forma específica o desenvolvimento do aluno. Entretanto, as atividades aquáticas, em especial a natação, ocupam um papel diferenciado nesse contexto dada a especificidade do estímulo que o meio líquido proporciona para o desenvolvimento físico e cognitivo, que dificilmente é observada em outras atividades.

Além da atividade física na água como conteúdo educacional, num país de clima quente praticamente o ano todo e com uma costa bastante vasta, nadar torna-se mais do que uma ferramenta de desenvolvimento educacional, mas uma questão de sobrevivência.

Diante deste cenário e, reconhecendo de forma crescente a importância da natação para o desenvolvimento geral dos alunos, as escolas tem cada vez mais buscado oferecer a natação como conteúdo educacional, seja nas aulas de Educação Física ou como prática complementar através das aulas extracurriculares.

Isso tem imposto desafios tanto para as escolas, através dos seus gestores quanto para educadores, no sentido de estarem preparados estruturalmente e devidamente capacitados para lidar com os desafios que envolvem manter esta atividade na escola com a devida qualidade e segurança.

Quais as vantagens e benefícios que a natação realizada na escola pode trazer para os alunos? De que forma a escola precisa se preparar para oferecer um serviço realmente de qualidade e seguro para os seus alunos? Listamos abaixo alguns dos itens importantes para ajudar a direcionar a decisão dos gestores em relação ao trabalho com a natação na escola:

Vantagens e Benefícios da prática da natação na escola

– Atividade motora única: Prática corporal que permite estimular percepções e vivências de habilidades únicas que colaboram com o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.

– Atividade em ambiente totalmente educacional: O aluno está imerso em um ambiente com foco no desenvolvimento educacional cujo aprendizado se dá de forma mais fácil e integrada com outras disciplinas e conteúdos dentro da mesma filosofia.

– Cooperação e sociabilização: Contribui fortemente para o desenvolvimento sócio afetivo e de cooperação entre os alunos dado o ambiente lúdico e desafiador que é água.

– Tudo no mesmo local: Facilidade de realização da atividade sem a necessidade de correr riscos com deslocamentos para outros estabelecimentos.

Quais os requisitos mais importantes para oferecer um serviço de qualidade?

– Metodologia de ensino: Para garantir os benefícios da natação e um aprendizado efetivo, a escola precisa ter uma estrutura pedagógica clara, com conteúdo, planejamento, estratégias e processo avaliativo, isso é fundamental para o bom desenvolvimento do aluno.

– Professores capacitados: Os profissionais devem ter a formação em Educação Física e de preferência formação específica em natação visto que é uma atividade bastante específica. A escola deve estimular e prover este tipo de capacitação.

– Ambiente da piscina / Segurança: A área da piscina deve ser isolada dos outros ambientes por paredes, cercas ou vidros. Se acesso deve ser controlado e só permitir a entrada de alunos na presença dos professores.

– Saúde e Higiene: Alunos e professores devem apresentar exame médico dermatológico periodicamente. A escola deve exigir utilização de materiais pessoais como toucas e óculos de natação.

– Gerenciamento de atividades: A natação é uma atividade muito rentável desde que bem organizada. Por isso, gerenciar profissionalmente esta atividade é de extrema importância.

Há escolas que contratam empresas especializadas na gestão da área aquática e que, assim, profissionalizam o trabalho gerando mais qualidade e segurança.

A Metodologia Gustavo Borges é líder neste mercado com mais de 10 anos e atendendo centenas de estabelecimentos pelo país sendo o maior exemplo de dedicação na profissionalização das instituições de ensino em relação a gestão aquática e à natação.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.