Algumas dicas de como trazer coisas novas para as aulas de natação na escola.

Matéria publicada na edição 108 | Maio de 2015- ver na edição online

Brinquedos Pedagógicos:

As estratégias e estruturas pedagógicas englobam sempre a questão da ludicidade. Na natação, para que a aula não seja uma coisa maçante, os professores devem utilizar brinquedos pedagógicos e amarrar esta utilização às histórias, contos, enredos e personagens. Sabe-se que esse processo ajuda a criança a ter uma experimentação livre e como consequência o desenvolvimento do aprendizado ocorre de forma espontânea e natural.

Na natação os brinquedos pedagógicos são utilizados de acordo com o grau maturação do aluno. A utilização de números e letras, por exemplo, podem auxiliar no desenvolvimento de crianças que estão passando por processos de conhecimento a aprendizagem dos mesmos. Figuras flutuantes, transformam o ambiente da piscina em um lugar de fantasia e brincadeira e podem ser coladas nas bordas, janelas, tapetes, colchões, pranchas, criando um ambiente lúdico e motivante.

Curso de Férias:

Cursos de férias ganham destaque e crescimento em alguns ambientes de aprendizagem como a piscina. Os estabelecimentos atendidos pela Metodologia Gustavo Borges tem usado a Colônia de Férias como estratégia para atrair alunos. Em uma dessas unidades essa ação teve a duração de uma semana com três horas de duração por dia, onde havia duas atividades diferentes no período (Natação e Judô, Dança e Capoeira, além de Oficinas de Artes). O foco estava em crianças de 03 a 10 anos com objetivo de trabalhar o conceito de coletivo dos pequenos e valores virtuosos, com a liderança fundamental dos professores.

Entretenimento:
Utilizar recursos externos podem ser também de bastante valia para melhorar a adesão à natação na escola. Nesta linha, trabalhar com temas e personagens da atualidade aumenta o interesse dos alunos nas aulas. Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 pode ser tema para diversos momentos e aulas. O professor precisa fazer uso de sua criatividade para inserir contextos externos como este para tornar sua aula mais interessante para os alunos.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.