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Guia para Gestores de Escolas

Campanha de propaganda e marketing digital

Matéria publicada na edição 110 | Agosto 2015- ver na edição online

Assim como não estamos acostumados a promoções em hospitais, a escolha de uma escola não é definida por uma peça de propaganda ou promocional. A propaganda para bens de grande importância, como hospitais e escolas, tem como principal objetivo gerar a lembrança e o interesse nas pessoas, tendo um efeito inferior quando comparado à venda de produtos.

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Se a instituição não for bem quista na sua área de abrangência a campanha terá pouco efeito. Portanto, a melhor propaganda é prestar um bom serviço educacional e deixar os alunos e familiares satisfeitos.

No período de alta sazonalidade, a ação da propaganda tem como principal finalidade lembrar ao cliente que existe uma boa opção de escola próxima a sua casa. Isto é, gerar o start, buscar em suas lembranças o nome da escola da qual ele já ouviu falar (indicação subliminar) e que pode ser justamente o que sua família procura.

A publicidade e a propaganda têm o papel de divulgar e incentivar os clientes a conhecerem a escola por telefone e pessoalmente. Porém, sem um bom atendimento e pós-atendimento a matrícula provavelmente não será efetivada.

Campanha de propaganda e marketing digital integrada consiste em, por meio de etapas predeterminadas, despertar o interesse e conduzir o cliente da sua casa até a recepção da escola, para que o departamento de vendas possa finalizar o trabalho.

A eficácia de uma mídia varia de acordo com a localização da escola, o público-alvo e a época do ano. Portanto, quanto mais diversificada a estratégia, maior a chance de resultado. A melhor forma de criar um plano de mídia eficiente é testar as estratégias de divulgação e medir os resultados. D

Branding – gestão da marca – Na busca por um diferencial competitivo, algumas escolas valorizam de forma excessiva a marca de seus parceiros, correndo o risco de tornarem sua imagem dependente da empresa complementar. Esta estratégia pode acarretar a redução do valor institucional da marca matriz e comprometer o seu posicionamento estratégico.

A marca de uma escola é a sua identidade, é a representação gráfica dos seus valores, sua filosofia e seus princípios pedagógicos. As campanhas devem ser individualizadas para que os públicos reconheçam a personalidade da instituição em cada peça de propaganda.

 
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Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]

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