Dica – Intercâmbio: Experiência Multicultural

Matéria publicada na edição 121 | Setembro/2016 – ver na edição online

Por Rafael Pinheiro

A educação é (re)conhecida como um polo ímpar de descobertas. Esse processo de exploração acontece em todas as fases da educação de base, segue pelo ensino médio e continua na vida acadêmica. E essa sensação, acompanhada de uma vivência saudável e intrínseca, compõem um ser humano dotado de referências multiculturais. Abordar e promover essas questões e sensações no âmbito escolar transcende locais físicos e constrói pontes inimagináveis.

O intercâmbio pode ser uma resposta quando refletimos sobre troca de experiência, aprendizado, linguagem e aproximações culturais. Pensando nessas propostas, o Colégio Marista Santa Maria, localizado em Curitiba, Paraná, acredita que a educação integral vai além da sala de aula e tem promovido, por meio do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), viagens que permitam a seus alunos uma vivência e prática para ações esportivas e culturais. Nesses intercâmbios personalizados de curta duração, é possível praticar atividades específicas, de acordo com as habilidades do intercambista, onde a confiança e independência são facilmente adquiridas com esta experiência.

“Os intercâmbios específicos são de fundamental importância para o complemento da educação do aluno. O principal benefício, sem dúvida, é o crescimento pessoal. O aluno retorna com uma vivência muito maior e também mais conhecimento, da língua estrangeira e da modalidade praticada. Tudo isso o ajudará a tomar determinadas decisões ao longo de sua vida estudantil e profissional”, afirma Anderson Retechuki, supervisor do NAC.

Segundo Anderson, esse intercâmbio não é convencional, pois necessita da supervisão do professor responsável de cada modalidade juntamente com a escola para apresentar o projeto às famílias. Desta forma, os pais conseguem ter todo tempo hábil para se organizar, proporcionando aos filhos a oportunidade de enxergar o mundo de uma maneira diferente.

Em 2015 a equipe de futebol junto com seu professor Leonardo de Carvalho e o supervisor Anderson Retechucki, foram para Orlando (FL-EUA) participar de um intercâmbio esportivo e cultural com jogos e torneios na Monteverde Academy, uma das mais importantes universidades do país.

Já os palcos de Lisboa e Madri receberam os alunos do Grupo de Teatro, que participaram do 2º Intercâmbio Artístico e Cultural acompanhados do professor de teatro Orly Veras. As alunas participaram de um workshop de Teatro na Casa do Artista em Lisboa (Portugal), onde puderam aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Elas apresentaram a peça “As Artes do Palhaço” para alunos do Externato Marista de Lisboa. Depois seguiram para Madrid, na Espanha, para conhecer e vivenciar a arte local. (RP)

Saiba mais:

Colégio Marista Santa Maria – [email protected]