5 Ideias para melhorar a segurança na saída de alunos

Quando os pais procuram uma escola para o filho, quão importante é o fator “segurança” nesta seleção?  Certamente este quesito estará entre os itens a serem considerados, pesando na escolha, juntamente com a apreciação da excelente reputação acadêmica, professores altamente qualificados, infraestrutura oferecida, atividades extracurriculares ou localização. É fato irrefutável que a segurança de seus filhos esteja entre as principais razões por terem escolhido matriculá-los em determinada escola.

As medidas de segurança requeridas, variam de escola para escola, em conformidade com seu tamanho, número de alunos, localização e vulnerabilidades existentes. Para contribuir com esta reflexão, listamos abaixo algumas ideias:

Pontos de atenção:

1. Rotina de entrada e saída da escola: é importante que os pais saibam o horário das aulas, forma de ir e vir (van escolar, transporte público, veículo da família, etc) e percurso que o filho utiliza entre a escola e sua residência. A escola pode contribuir com a segurança, mantendo a rotina do horário escolar, comunicando aos pais eventuais alterações e obtendo anuência para liberação do aluno em ocasiões excepcionais. Uma saída antecipada ou um percurso diferente, podem propiciar situações inesperadas e indesejadas;
  2. Procedimentos de segurança e aparato requerido pelo contexto sócio econômico da escola: é importante observar que as medidas de segurança só funcionarão e terão a eficácia desejada se forem adequadamente planejadas e executadas de acordo com a real necessidade da escola. Atualmente existem inúmeras opções de câmeras, catracas, cartões de identificação, sofisticados sistemas de biometria, etc.  Mas do que adianta todo aparato de segurança se não forem utilizados com os procedimentos apropriados?
  3. Engajamento dos pais e alunos para superar os obstáculos.Procedimentos implicam em regras, que muitas vezes levam a situações que podem trazer um desconforto inicial decorrente de certa “burocracia” necessária para a execução apropriada daquele procedimento. Com a colaboração de todos, os procedimentos vigentes poderão ser detalhados quanto aos riscos considerados, melhorados com a adesão e enriquecidos pelas sugestões de aprimoramento;
  4. Boas práticas do trânsito: reforce com os pais a importância de ficar atento às orientações de embarque/desembarque, travessia de pedestres e formação de fila dupla. Obedecer as placas e sinais de trânsito, além de ser um exercício de cidadania, contribui para a segurança das crianças e reduz a incidência de multas neste tipo de infração;
  5. Saída da escola: este é  um momento que requer uma atenção especial. É a ocasião na qual a escola devolve a guarda do aluno ao seu responsável. Caso a escola enfrente grande concentração de fluxo de veículos, o nível de vulnerabilidade a assaltos ou sequestros pode aumentar consideravelmente neste momento (quanto mais demorado for este processo, maior será a exposição ao risco). A equipe responsável por esta atividade tem que estar bem preparada para que tudo ocorra da forma mais tranquila, rápida e segura.
Que tal poupar tempo de pais e alunos e simultaneamente, modernizar o aparato de comunicação da sua escola e trazer mais segurança?

Conheça a solução desenvolvida pela New Midia que, além de beneficiar pais e alunos e trazer segurança, contribui para a melhoria do trânsito no entorno da instituição de ensino. Por meio do aplicativo baixado em um dispositivo móvel (celular ou tablet) pelos pais, quando o carro destes se aproximar da escola, esta será automaticamente informada que o aluno estará prestes a ser liberado. Ou seja, quando o carro do pai estacionar, o filho já estará à sua espera — economizando tempo e otimizando a circulação ao redor.

Comunicação é tudo – digital, indispensável!

Aplicativo para saída de alunos

E a sua escola, tem alguma dica para incrementar a segurança?

Compartilhe conosco a sua experiência!