5º Congresso Internacional Marista de Educação reúne dois mil gestores e educadores em Olinda

imagem_congresso_

Os desafios da didática e o futuro da formação docente fazem parte da programação do 5º Congresso Internacional Marista de Educação, que começa na próxima terça-feira (11) em Olinda. O evento, realizado de 11 a 14 de outubro, é promovido pela União Marista do Brasil (UMBRASIL) e reúne dois mil gestores e educadores de todo o Brasil, além de palestrantes de renome nacional e internacional. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de outubro no local do evento. Mais informações: www.congressomarista.com.br

A abertura oficial, na terça-feira (11), terá musical de Antonio Nóbrega em homenagem ao escritor Ariano Suassuna. As palestras têm início na quarta-feira (12) com o teólogo Leonardo Boff, com o tema “Educação, Cuidado e Ecologia”, e Frei Betto, com “Educação, Espiritualidade e Protagonismo Social”. A “Didática e formação dos professores” será tema de uma mesa-redonda e irá discutir os desafios dos professores e conhecimentos necessários para enfrentá-los. Na área de gestão, a busca por excelência e resultados e o Programme for International Student Assessment (Pisa) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes serão abordados em mesas-redondas.

Na quinta-feira (13) a Missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista, Monja Coen, participa de uma mesa-redonda que irá debater “Emoção, Espiritualidade e Ciência”. Ainda no Congresso, o pedagogo português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.