68 anos de proteção, amor e dedicação à infância

Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância tem como objetivo oferecer base sólida para a educação infantil

Idealizado por Rose Farah Maluf, o Cedro do Líbano surgiu de um sonho compartilhado por um grupo de amigas libanesas. Durante reuniões semanais, para produzir cobertores doados aos menos favorecidos, foi dado o primeiro passo. A iniciativa solidária fez surgir um internato para crianças carentes, mas se transformou em um enorme centro educacional intitulado Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância.

Fundada em 1947, a Associação realiza diversos trabalhos de assistência, com direito a alimentação, recreação e atendimento pedagógico e social sem custo algum para as famílias. Os assistidos participam de atividades em amplos refeitórios e área de recreação com quadras poliesportivas, teatro, playgrounds e brinquedotecas. Durante o período de atividades diárias, o Cedro do Líbano serve mais de dez mil refeições por dia. Além disso, a Associação oferece cursos de formação profissional de Designer Gráfico, visando à colocação dos jovens aprendizes no mercado de trabalho. Ao longo de cada ano, também são feitas ações como festas temáticas, feiras, bazares e outros.

Com seus projetos sociais e educacionais, a Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância recebe diariamente cerca de 2500 crianças e adolescentes em seus Centros Educacionais, além de investir na educação e desenvolvimento de conceitos fundamentais para o futuro dos alunos. Para que esse atendimento seja sempre impecável, 310 funcionários altamente qualificados atendem  as crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. A diretoria executiva é composta por 13 voluntárias, 96 conselheiras  e 375 associadas. A presidente Vera Jereissati Haddad assumiu o cargo para o biênio de 2014/2015, transmitido por Sandra Lutfalla Zarzur.

Hoje, contabiliza-se que mais de 60 mil crianças e adolescentes foram formados na associação. O Cedro do Líbano também mantém parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e com o Governo do Estado de São Paulo.

INFRA-ESTRUTURA COMPLETA

O Cedro do Líbano dispõe de uma infraestrutura completa, com creches e unidades de formação profissional. Como suporte à educação há biblioteca e equipamentos tecnológicos, com recente inauguração do Espaço Fenícia, espaço com salas de informática e estudo.

Mais de 960 crianças de 0 a 3 anos de idade participam dos Cedrinhos, com assistência integral. Os Cedros são direcionados a alunos de 2 a 4 anos, num total de 870 alunos que também são atendidos em período integral com atividades educacionais diversas. Nos CCA I e II (Centro para criança e adolescente) cerca de 390 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos recebem atendimento em período semi-integral, além de aulas de Informática, Culinária, Artes, Música, Teatro, Dança, Ética e Cidadania e Atividades Esportivas.

Outra Unidade é o Centro para a Juventude que visa preparar 320 jovens de 15 a 17 anos por ano para o mercado de trabalho com cursos profissionalizantes. Os alunos participam das aulas de informática, designer gráfico e práticas administrativas, além de Gastronomia com ênfase em Panificação e Confeitaria em período semi-integral. Os jovens aprendizes se tornam responsáveis por muitos dos pratos preparados na Associação.

Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância

Rua Guilherme Valente, 131 – Jardim Vergueiro – São Paulo (SP)

www.cedrodolibano.org.br