7 filmes que todo educador deveria assistir

Confira dicas do Sistema de Ensino Poliedro

Ser um bom professor não é tarefa fácil, principalmente quando o objetivo é treinar o aluno para uma competição. Neste contexto, o Sistema de Ensino Poliedro (SEP), presente em todo o País promovendo educação de excelência por meio de Unidades Parceiras, elaborou uma seleção de filmes internacionais sobre educadores e seus alunos com histórias e enredos comoventes e inspiradores. Os filmes também são indicados para alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Confira:

1-Nenhum a menos

Direção: Zhang Yimou. China, 1999, 106 minutos.
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.
Sinopse: no interior da China comunista, uma garota de 13 anos fica com a obrigação de cuidar dos alunos de uma escola primária muito pobre. Prometem uma recompensa se ela não perder nenhum deles. Entretanto, um garoto desaparece e a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção a cidade em busca de um emprego para ajudar no sustento da família. O resultado da história é tão criativo e repleto de emoção que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999.

2-A voz do coração

Justificativa da indicação: o filme mostra a relação entre professor e aluno, utilizando a música como desenvolvimento pessoal e intelectual.
Direção: Christophe Barratier.
Elenco: Gérard Jugnot, François Berléand, Jacques Perrin.
Sinopse: Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

3-Uma mente brilhante

Justificativa da indicação: aborda temas relacionados à disciplina de matemática, respeito as regras, bullying e perseverança.
Direção: Ron Howard
Elenco: desconhecido
Sinopse: baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

4-Billy Elliot

Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000, 111 minutos.
Elenco: Julie Walters, Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis, Jean Heywood, Stuart Wells, Nicola Blackwell.
Sinopse: o filme trata da história de um garoto de família humilde, que faz lutas de boxe, mas acaba se deparando com a dança. O desejo de se tornar bailarino o faz enfrentar seu pai, com o apoio de sua professora. Billy tenta fazer com que o pai o apoie e o ajude a alcançar o seu desejo (ser bailarino).

5-Desafiando gigantes

Direção: Alex Kendrick, EUA, 2006, 111 minutos.
Elenco: Alex Kendrick, James Blackwell, Bailey Cave e Shannen Fields.
Sinopse: em seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor (Alex Kendrick) nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. Ao enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir do time lhe pareceu atraente. Contudo, um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé e ele descobre a força da perseverança para vencer.

6-Coach Carter – treino para a vida

Direção: Thomas Carter. EUA – Alemanha, 2005, 136 minutos.
Elenco: Samuel L. Jackson, Rob Brown, Ashanti, Channing Tatum.
Sinopse: dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson) aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu conquistar recordes como jogador, em uma área pobre da cidade. Entretanto, ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um bom comportamento, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável, Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula e toma atitudes inusitadas para resolver o problema dos jovens.

7-Ao mestre com carinho

Direção: James Clavell. Inglaterra, 1967, 105 minutos.
Sinopse: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas fica desempregado e resolveu dar aulas em Londres, na Inglaterra. Ele começa a ensinar alunos, em sua maioria brancos, em uma escola no bairro operário de East End. Então, o professor se depara com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de lecionar para uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir seu caminho como mestre ou voltar ao antigo cargo.