A importância dos Professores nas campanhas de rematrícula
Matéria publicada na edição 90 | Agosto 2013
O comportamento dos professores é fator preponderante para o bom resultado das rematrículas. Eles tanto podem influenciar de forma positiva quanto podem contribuir para o aumento da evasão, pois as rematrículas acontecem justamente no final do ano, época em que eles estão mais cansados e estressados.
Na reunião de planejamento pedagógico do segundo semestre, o coordenador deve apresentar as estratégias de rematrículas para o corpo docente. Traçar metas concretas, apresentar os critérios da meritocracia e, principalmente, deixar clara a importância de manter, em uma época de instabilidade, a qualidade dos serviços educacionais através de uma boa postura, didática, relação interpessoal e assiduidade.
Também é de responsabilidade do líder promover as rematrículas através dos canais naturais de comunicação da escola: a coordenação deve divulgar a rematrícula nas salas de aula e apresentar o resultado da meritocracia nas reuniões de monitoramento para o corpo docente.
No período de rematrículas, no qual o corpo docente é pressionado a bater metas e atingir resultados concretos, é aconselhável introduzir ações motivacionais extrínsecas como o exemplo:
ESTRATÉGIAS DE MERITOCRACIA PARA PROFESSORES
Estipule uma data limite para o professorado atingir 75% de alunos rematriculados. Para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, a premiação será por classe, premiando o professor e o auxiliar. Os professores aulistas do Ensino Fundamental II e Médio poderão ser premiados, caso todo o segmento atinja o percentual de rematrículas estipulado ou por sorteio de professores responsáveis para cada classe. Para aumentar a motivação e a competitividade, um painel poderá ser colocado na sala dos professores e apresentado nas reuniões de monitoramento. As premiações não podem ter um valor inferior a 30% do salário dos professores e deverão ser entregues ao final do processo, não ultrapassando o período de dois meses.
MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR
Por Christian Rocha Coelho
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]