Dica – PS S.O.S Escola Segura
Matéria publicada na edição 100| Agosto 2014 – ver na edição online
A escola é o ambiente onde as crianças passam grande parte do dia. Embora a incidência de acidentes graves seja menor do que no trânsito ou em casa, é necessário observar a preocupação (e preparação) da escola quanto a segurança dos alunos. Adequar um ambiente para cada faixa etária, para as crianças circularem, brincarem e fazerem atividades esportivas, é uma das medidas para manter uma escola segura.
Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, indica alguns exemplos para adequação de ambientes e conseguir, assim, um espaço seguro para o desenvolvimento dos alunos. “Verificar as traves de futebol (se estão soltas, se tem altura adequada), definir horários de intervalo dos pequenos separados dos mais velhos, cuidar de escadas para os mais novos (extingui-las ou ter cuidado redobrado), acompanhar os menores de dois anos ao banheiro, cercar piscinas e lagos, gradear as janelas, colocar portões nos acessos às cozinhas, implantar regras de circulação, optar por móveis sem quinas e adaptar os parquinhos de acordo às normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas)”, destaca Alessandra.
Eric Amorim, responsável por uma empresa que visa análise do perfil de saúde, implantação do programa de acompanhamento saudável para os alunos, palestras e treinamentos, ressalta a necessidade no conhecimento dos seus alunos: “Saber quem são, como estão, e quais os riscos aos quais estão suscetíveis. E, então, tomar medidas de acordo com cada realidade”.
Outro fator de extrema importância é a capacitação técnica adequada para garantir essa segurança, independente de número de alunos e funcionários. Tais como: Alto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB), Brigada de incêndio, Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes (PPRA), e, visto a obrigatoriedade do Código Penal Brasileiro artigo 13 – § 2º e Artigo 135, é dever da instituição garantir a integridade e prestar socorro em caso de acidentes em todos que estão sob sua responsabilidade (funcionários, alunos e visitantes) com treinamento em primeiros socorros.
Além da capacitação técnica, treinamentos ou simulações de riscos com os alunos são necessários, principalmente na Brigada e simulação de incêndio, pois em caso de necessidade de evacuação do local todos devem estar preparados. “É muito importante que os professores trabalhem de forma lúdica e descontraída com eles sobre os riscos aos quais estão mais expostos, como, o que faríamos em caso de sangramento de nariz, torção, batidas e etc., para que quando houver a necessidade os alunos permitam ser atendidos com menos resistência, pois já conhecem os procedimentos. Essa é uma dinâmica muito interessante para fazer em sala de aula”, afirma Eric Amorim.
As áreas de acesso comum, ou seja, cantina, pátios, quadras, corredores, escadas, e portão de entrada/saída, são os lugares que possuem uma pré disposição maior para ocorrer acidentes. Segundo Eric Amorim, os três maiores riscos que as escolas estão suscetíveis são: Traumas (quedas, batidas, trombadas e isso pode ser em qualquer parte do corpo), Engasgos (principalmente na educação infantil, alimentos e objetos que podem ser inseridos na boca) e Mal súbito (convulsão, diabetes, alergia, asma, doenças cardíacas, bronquite, entre outras).
O conhecimento dos alunos, reconhecimento de riscos ambientais, capacitação dos colaboradores e atitudes preventivas, diminuem, em grande maioria, os incidentes em âmbito escolar. Construir uma escola blindada quanto ao aparecimento de acidentes é uma tarefa diária, possibilitando, assim, uma tranquilidade aos pais em deixar seus filhos sob a responsabilidade da instituição. “Tão importante quanto reduzir os riscos aos alunos, funcionários e visitantes, esta é a única possibilidade de reverter um processo, onde comprovará que em todo o momento a instituição procurou zelar pela integridade física daqueles que estão sob a sua guarda”, finaliza Eric.
FASES | INSTITUIÇÃO | COLABORADOR | AMBIENTE
FÍSICO |
SÓCIO-ECONÔMICO |
PRÉ – ACIDENTE | Campanhas de prevenção | Reduzir quantidade / gravidade | Identificação / mapeamento | Modificações ambientais |
ACIDENTE | Avaliar e estabilizar | Conduzir e Reduzir a liberação de energia | Afastar outros agentes | Barreiras e proteção |
PÓS – ACIDENTE | Apresentar laudos / documentos | Check-list das ações executadas | Reavaliar ambiente | Imagem da instituição |