Colégio Porto Seguro incentiva a leitura
Alunos que terminaram o Ensino Médio leram, em média, 160 livros
No Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, a leitura de livros é incentivada desde o início da trajetória escolar até o último ano do Ensino Médio. Por meio do Programa Biblioteca Pessoal, inspirado na lista de livros indicada pelos grandes vestibulares do Brasil, o Colégio apresenta, ano a ano, a “lista oficial” de títulos que deverão ser lidos em cada série. Como resultado, os estudantes leem, em média, 160 livros até o fim do Ensino Médio (cerca de 10 ao ano), número muito maior do que a média geral dos brasileiros, que, por ano, leem apenas 2 livros até o final.
Além de incentivar a leitura entre seus alunos, alguns educadores do Porto têm seus livros expostos na 23ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, que termina no próximo domingo (31.8), em São Paulo. A Diretora Geral Pedagógica do Colégio, Silmara Casadei, uma das autoras que tem obras literárias na feira, acredita na importância de se construir um rico acervo cultural para as crianças e jovens, desde contos infantis a clássicos da literatura universal. “Um programa eficiente de leitura é imprescindível na formação do aluno para estimular a criatividade, a imaginação, a inteligência e a ampliação do vocabulário.”
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.