Ensino de música desenvolve criatividade e ajuda a melhorar capacidade de concentração e memória das crianças

O ensino de música na Educação Infantil está longe de ser meramente recreativo. Tampouco tem como propósito formar futuros músicos. Mais do que despertar nas crianças o interesse pela música, a incorporação dessa atividade no cotidiano escolar tem como principal objetivo ajudar os alunos a desenvolverem outras habilidades.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Colégio AB Sabin (São Paulo), Suzy Vieira Março de Souza, “realizar esse tipo de trabalho é importante porque ajuda a melhorar a capacidade de concentração e a memória das crianças, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. Além disso, a educação musical estimula, nos alunos, o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva, do prazer de ouvir e da consciência corporal”.

Suzy também explica que a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. “Essas áreas se interligam e se influenciam e, por isso, a música potencializa o processo de aprendizado das crianças. Assim, quanto mais cedo a escola começa esse trabalho, melhor”, diz.

No Colégio AB Sabin, por exemplo, a Educação Musical faz parte da grade curricular e contempla atividades específicas para cada turma, do Maternal I ao Pré II. “Como buscamos proporcionar um aprendizado baseado em estímulos, interação e descobertas, consideramos o trabalho com a música fundamental, pois ele está intimamente ligado ao desenvolvimento psicológico, à socialização e à afetividade das crianças, áreas indissociáveis que formam um único ser provido de necessidades sociais e afetivas”, completa a coordenadora.

Sobre o Colégio AB Sabin

Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos “pequenos cidadãos” à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com 9 salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um mini bosque de 437m². Estes espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas.
Mais informações: www.absabin.com.br