fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Alunos participam de inúmeras atividades com foco nas competências para o século 21

A partir deste ano, os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Santi têm um bom motivo para ficar na escola depois das aulas. Foi criado o Espaço Conexão Santi, um espaço exclusivo de convivência e estudo, que funciona diariamente no período da tarde. 

Neste espaço, os alunos poderão tanto conviver (estudar, ler, conversar, fazer lição de casa e trabalhos) e tirar dúvidas com professores conforme agenda pré-estabelecida, como também participar das atividades do SantiSustentável e SantiOficinas. “São propostas que visam ampliar o desenvolvimento do aluno, seja por meio de projetos voltados para a comunidade ou oficinas com foco em habilidades que vão além do currículo”, explica a orientadora educacional do Ensino Fundamenta 2, Maria Augusta Lara Meneghelo. 

O objetivo é a mobilização do jovem para atuação na sociedade atual, visando a sustentabilidade. As propostas são sustentadas pela escola e a participação de cada aluno é gratuita. São vários programas como:

  •  EMPREENDEDOR SOCIAL: Os alunos serão convidados a identificar problemas socioambientais na cidade de São Paulo e formas de atuação para solucioná-los. Durante os encontros, viverão situações de pesquisa, planejamento e irão a campo para executar suas ideias e projetos. Ao final, realizarão uma feira de projetos para expor os resultados à comunidade Santi e convidar novos integrantes para dar continuidade ao projeto de agosto a novembro. 
  • REDE VAGALUME: Programa de intercâmbio cultural que promove a troca entre jovens de São Paulo e de comunidades rurais da Amazônia. Os alunos refletem sobre temas relacionados a identidade e meio ambiente e produzem materiais que ilustram as discussões para enviar para uma escola parceira da região amazônica, que também nos envia suas produções. Durante o ano, acontece um encontro entre os adolescentes de todas as instituições participantes de São Paulo. Ao final, caso o projeto capte os recursos necessários, alguns alunos são selecionados para representar a Santi em acampamento de integração entre os jovens paulistas e residentes nas comunidades da Amazônia.
  • TRANSFORM+AÇÃO: Encontros que visam empoderar os jovens para a realização de ações de melhoria no bairro e entorno da escola. A proposta é que eles próprios encontrem as necessidades e busquem soluções que serão viabilizadas por meio de debates, elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação com a comunidade e outros caminhos determinados pelo grupo. A partir da aplicação das soluções propostas, o jovem percebe como todos podem ser agentes de transformação. 

São cursos bimestrais, que visam desenvolver habilidades que complementem a formação do aluno e proporcionar vivências que contribuam para o desenvolvimento integral do jovem, com foco nas competências para o século 21. Os profissionais são especialistas nas áreas em que atuam e realizam, também, momentos de reflexão sobre a prática e aprendizagens. 

No primeiro semestre, serão oferecidas oficinas Dança de rua – vivência cultural urbana e HQ (história em quadrinhos) e desenho de humor. Para os que gostam de esporte, haverá também  aulas de futsal e voleibol. 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados