Como gerenciar seu tempo na escola
Sempre ouvi falar que depois dos 20 anos o tempo passa voando, meses transformam-se em anos, que viram décadas e quando nos damos conta e olhamos para trás reclamamos que a vida é curta demais e nos indagamos: Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais?
É porque gastamos o tempo em atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, sonhos e com a nossa missão de vida. Na maior parte do tem- po não fazemos nada significativo.
Neste ano, quais atividades você realizou que realmente fizeram a diferença? Durante o dia, perdemos mui- to tempo com tarefas circunstanciais, isto é, atividades que somos levados a fazer em função de situações que independem da nossa vontade, como atender às pessoas sem hora marcada e ser interrompido inúmeras vezes para responder perguntas ou consultas.
Ainda pior é passar o tempo resolvendo urgências que, se não forem executadas imediatamente, irão gerar algum tipo de problema.
É comum existirem pessoas que se alimentam de atividades urgentes, pois estas, quando resolvidas, deixam a sensação ilusória e pontual de salvador da pátria e super-herói, alimentando o ego e melhorando a autoestima. Porém, com o passar do tempo, além do prejuízo à saúde, deixa a sequela da sensação de missão não cumprida e ocasiona falhas na gestão de processos devido à centralização e perda de autonomia do grupo.
O que realmente é importante são as ações que trazem resultados efetivos para a nossa vida. Ações feitas hoje, que fazem a diferença no trabalho, na vida pessoal e para as pessoas que vivem conosco. Algumas atitudes podem contribuir para melhorar a gestão de tempo e reduzir as atividades urgentes e circunstanciais:
Importantes: Priorize
Coloque data e prazo
Urgentes:
Descrição de função e
organograma Monitoramento e Checklist
Circunstanciais: Delegue
Aprenda a Dizer Não
Planilha de Gerenciamento de tempo semanal
A planilha de gerenciamento de tempo tem a finalidade de auxiliar na organização da semana por meio da visualização e do controle de tarefas e funções. Para que auxilie na redução de interrupções do trabalho dos líderes da instituição (direção, coordenação e orientação) pelas famílias e pelos próprios colaboradores, confeccione a planilha em formato de cartaz e fixe em local visível na sala dos professores e dos demais líderes. A planilha remete apenas às funções mais importantes, com o objetivo de criar uma rotina que melhore a organização.
Dica: Geralmente os problemas apa- recem no início de cada período (ex.: falta de professores), por isso, evite marcar tarefas com horários fixos.
Atendimento aos Pais
Recepção de professores e alunos
Calendário semanal – Horários Fixos
16h – 17h
Segunda
Terça
Recepção de professores e alunos
Recepção de professores e alunos
Quarta
Quinta
Recepção de professores e alunos
Atendimento aos Pais
Sexta
Recepção de professores e alunos
Recepção de professores e alunos
7h – 8h
Recepção de professores e alunos
8h – 9h
9h – 10h
Atendimento aos Pais
Coaching Individual
10h – 11h
Assistir às aulas
Recepção de professores e alunos
Assistir às aulas
11h – 12h
12h – 13h
Assistir às aulas
Reunião de monitoramento
13h – 14h
Recepção de professores e alunos
Recepção de professores e alunos
14h – 15h
Coaching Individual
Reunião de monitoramento
15h – 16h
Assistir às aulas
Assistir às aulas
Assistir às aulas
Atendimento aos Pais
Planejamento semanal
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]
o Colunista