Elvira Brandão inova ensino para alunos de zero a três anos
Currículo Creative contempla estímulo a leitura, uso racional de tecnologia e alimentação saudável desde os primeiros tempos de vida
Escolha do Berçário deve levar em consideração necessidades específicas da criança em higiene, segurança e saúde, diz especialista
A psicóloga Vânia Grecco chegou ao Colégio Elvira Brandão no início de 2014. Com base na experiência acumulada pela profissional na aplicação do chamado Currículo Creative, desenvolvido na universidade norte-americana de Harvard, a escola reposicionou sua metodologia voltada aos pequenos alunos do Berçário (0 a 3 anos).
A mudança exigiu investimentos em infraestrutura e no treinamento de professores e coordenadores, por exemplo.
Como resultado dessa inovação, o Elvira Brandão acredita ter conquistado novos diferenciais para seu serviço de Berçário, já reconhecido por pais e especialistas em educação entre as referências da capital.
“Estamos formando crianças cada vez mais ativas, confiantes, alegres e curiosas, que têm excelentes relações com pais e educadores”, resume a psicóloga Vânia Grecco.
“Aqui cada criança é única e possui seu tempo de aprendizado, pois bebês aprendem quando não estão estressados. O cérebro necessita de desafios coerentes e interações intensas, e 85% dele se desenvolvem até o terceiro ano de vida”, continua a especialista.
Vânia Grecco ressalta que são considerados, em primeiro plano, na nova proposta pedagógica do Elvira Brandão para o Berçário, os aspectos cognitivos, motores, a linguagem e o comportamento socioemocional dos pequenos.
Para ela, os pontos mais relevantes atribuídos ao Currículo Creative contemplam atividades e técnicas que visam a estimular a leitura, o uso racional de tecnologia e a alimentação saudável desde os primeiros tempos de vida da criança.
“Não estamos aqui para impor o conhecimento, mas fazer da criança protagonista de seu próprio aprendizado, dando a ela oportunidades diversas. Oferecemos metas, desafios e soluções específicos para cada um dos alunos”, acrescenta Vânia.
Para a psicóloga, antes de escolher um Berçário os pais de bebês entre 0 e 3 anos devem levar em conta rigorosos critérios nas áreas de segurança, limpeza, saúde e nutrição, bem como a capacitação das instituições para manter esse serviço. Segundo ela, o desenvolvimento emocional sadio é construído no contexto das primeiras relações humanas que a criança estabelece na vida.
“A relação do bebê com suas primeiras cuidadoras é peça-chave para ele crescer seguro, com autoimagem positiva, confiante na vida e solidário. Bebês e crianças de três meses a três anos são exploradores, ousados, rápidos e imprevisíveis. Colocam qualquer objeto ou material na boca, rolam, sobem, escalam, debruçam… Mesmo sob a supervisão atenta de um adulto”, conclui a psicóloga.
Desde a implantação do novo projeto pedagógico, os mantenedores do Colégio Elvira Brandão já realizaram diversos investimentos no Berçário.
A escola providenciou, por exemplo, trocas de pisos, instalação de divisórias que permitem elaborar ambientes tematizados e a construção de instalações como bancos de areia, além da compra de objetos e brinquedos educativos.
“Pais e professores têm-nos procurado para manifestar satisfação com os resultados da nova estratégia pedagógica adotada no Berçário”, comemora Fernando Caiuby, mantenedor e diretor administrativo do Colégio Elvira Brandão.
Sobre o Colégio Elvira Brandão
Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Elvira Brandão tem 110 anos de atividades ininterruptas. Hoje mantido pelos empresários Camila Nardy Rocha e Fernando Caiuby, bisnetos da professora que lhe dá nome, tem aproximadamente 1 mil alunos, mais de 100 professores e provê atendimento desde o berçário até o ensino médio.
Ao longo de sua história, o Elvira Brandão teve entre seus alunos nomes estrelados da cena brasileira, como os empresários Antônio Ermírio de Moraes e Roberto Setúbal (Itaú); os jornalistas Júlio de Mesquita Neto e Ruy Mesquita; o ator Paulo Autran e as atrizes Etty Fraser e Eva Wilma; o piloto Rubens Barrichello; o médico Raul Cutait e o ministro Guilherme Afif Domingos.