Escolas apostam cada vez mais na importância de trabalhar a inteligência emocional dos alunos
Além das tradicionais disciplinas, como Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, entre outras, muitas escolas estão cada vez mais empenhadas em trabalhar também a inteligência emocional de seus alunos dentro da sala de aula. Para muitos especialistas da área da educação, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais são tão ou mais importantes para a formação dos alunos. Pois, se não forem bem trabalhadas, acabam interferindo ou até mesmo prejudicando o aprendizado cognitivo.
“O desenvolvimento das habilidades socioemocionais ajuda os alunos a se tornarem mais focados, mais resilientes. Por consequência, se concentram mais no aprendizado, se interessam mais pelo conteúdo passado em sala de aula, e o desempenho escolar aumenta expressivamente”, explica Francisca Romana Giacometti Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva.
De acordo a especialista, com uso de técnicas da psicologia e da pedagogia, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais permite aos alunos que eles reconheçam suas próprias emoções e a maneira mais adequada de como lidar com elas. “A impulsividade e a ansiedade são emoções muito fortes entre os jovens, por exemplo. No entanto, nem todos sabem como administrá-las. E isso implica em problemas de relacionamento interpessoal, de convivência, tanto dentro como fora da escola. Mas é possível ensiná-los a ter mais controle, a gerir tudo isso do melhor modo possível”, diz a pedagoga.
Muitas escolas têm adotado materiais e metodologias desenvolvidos especialmente para esse fim. No mercado já existe uma quantidade razoável de opções. “Mas, antes de adotar uma delas, é importante se certificar de que está optando por uma metodologia comprovadamente eficaz. Para que não se desperdice o investimento, tanto financeiro como o de tempo, e nem a oportunidade de criar alunos realmente preparados para a vida adulta”, recomenda a diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva. Uma dica simples é contatar e buscar referências com os educadores das escolas que já trabalham com a metodologia pretendida.
Recentemente, a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para os alunos da rede pública de ensino foi reforçada, inclusive, pelo Ministério da Educação, que destacou a necessidade de trabalhar essas habilidades nas escolas públicas do país. Em Mairiporã, cidade do interior paulista, duas escolas municipais adotaram neste ano letivo a metodologia desenvolvida pelo dr. Augusto Cury, chamada de Escola da Inteligência. Para o prefeito da cidade, Márcio Pampuri, isso é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. “A educação é muito importante, não apenas enquanto torna o cidadão mais participativo e capaz de influenciar no futuro da nação, mas pelo simples fato de ampliar o seu próprio conhecimento e patrimônio intelectual”, conclui o prefeito.