fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Oficinas do Oswald de Andrade estimulam aprendizagem fora do contexto tradicional

 Projeto movimenta equipe de profissionais de áreas como cinema, engenharia, gastronomia, jornalismo, design e moda

Novas tecnologias devem impulsionar a construção de uma nova escola, acredita direção do colégio

Muito se debate nos dias de hoje sobre a necessidade de repensar currículos e rotinas de alunos, sobretudo frente aos avanços da sociedade, às novas tecnologias e a velocidade da informação. No colégio paulistano Oswald de Andrade essa discussão teve início anos atrás e já resultou no desenvolvimento de práticas que interferiram nas formas convencionais de aprendizagem, como o curso Oficinas, para alunos do 7º ao 9º ano do Fundamental II.

 Realizado todas as sextas-feiras, o projeto envolve grupos formados por entre 15 e 20 alunos e contempla metodologias de laboratório ligadas a áreas como cinema, engenharia, gastronomia, jornalismo, design, moda e outras.

 De acordo com o coordenador de comunicação do Oswald de Andrade, André Meller, cada participante do projeto escolhe no início do ano letivo por uma entre 12 oficinas atualmente mantidas. A saber:

 Agência de Notícias e Mídias Digitais

– Improlínguas

– Luthieria

– Vamos Fazer um Documentário

– Livro Ilustrado

– Degustando Saberes e Sabores

– Produção Audiovisual para Web

– Oficina de Gambiarra

– Identidade e Estilo

– Descola

– Oficina de Aplicativos.

 

“No projeto Oficinas, nós desafiamos, provocamos e instigamos o nosso aluno a colocar a mão na massa, a buscar soluções para problemas relacionados aos temas estudados em cada uma delas”, resume Meller.

 

De acordo com o coordenador, além de motivar o estudante a perseguir o conhecimento numa área de interesse específica, o projeto Oficinas também contribui para orientar a busca por um modelo de escola que propicie a alunos e professores a diversidade de experiências.

 

“A implantação desse projeto ajudou a alimentar o debate em torno do trabalho do professor e do papel dos alunos frente ao surgimento das novas tecnologias e ferramentas de comunicação”, continua Meller.

 

Meller revela ainda que para assegurar o sucesso das oficinas o Oswald de Andrade passou a trabalhar com o suporte de profissionais especialistas nas áreas cobertas pelos cursos, que não são, necessariamente, professores das disciplinas do currículo tradicional.

 

“Os avanços registrados na sociedade em períodos recentes são muitos e apontam para a construção de uma escola que caminhe sempre adiante do currículo tradicional”, enfatiza André Meller.

 

Jornalista: Conheça detalhes de cada Oficina do Oswald de Andrade. Acesse: www.colegiooswald.com.br/oficinas

 

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados