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Guia para Gestores de Escolas

Educacional pega carona no Ano Internacional da Luz e propõe projetos colaborativos que vão além da visão científica e tecnológica e trazem mais “luz” ao cotidiano

Criados para alunos de escolas privadas conectadas ao conjunto de soluções educacionais da Positivo Informática Tecnologia Educacional, são projetos que explicam as ideias e as consequências da teoria da relatividade de Einstein, que está fazendo 100 anos, e outros que, metaforicamente remetem ao tema e tratam de ecologia, cidadania e criatividade

 No Ano Internacional da Luz, instituído pela ONU para destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida, para o futuro e para o desenvolvimento da sociedade, o Educacional não podia deixar sua comunidade escolar na escuridão e criou vários projetos colaborativos sobre o assunto e outras iniciativas que trazem mais “luz” ao cotidiano, dentro e fora das escolas. Além de abordar aspectos tecnológicos que explicam as ideias e as consequências da teoria da relatividade de Einstein, os projetos irão focar em ecologia, cidadania e criatividade, que normalmente já fazem parte do conjunto de propostas do Educacional.  Colaborativamente, inclusive com colegas de outras escolas, os alunos poderão construir uma estação meteorológica e medir o tempo em diferentes regiões do país, desenvolver soluções para uma casa sustentável, e entender como as coisas funcionam – como a internet chega aos celulares e como é feito o videogame, por exemplo -, entre outros projetos.

“A escola continua sendo o lugar mais importante para tomar contato com as grandes teorias e descobertas científicas. Mas, além desse seu tradicional papel, a escola também deve se engajar no desenvolvimento de novas competências que são indispensáveis à construção de sociedades mais justas, mais criativas, mais preparadas para lidar individual e coletivamente com imprevistos e transformações”, diz Patricia Sprada Barbosa do Educacional.  

Segundo Patricia, “é esse espírito da Pedagogia dos Projetos que o Educacional traz para dentro das escolas, explorando as possibilidades de autoria e de comunicação que as novas tecnologias oferecem”. Ao participar de um projeto colaborativo, centenas de turmas da rede de escolas conectadas ao Educacional pesquisam, dialogam, trocam, criam e produzem materiais para consulta recíproca, situações que levam a novos aprendizados e também ampliam horizontes geográficos e culturais. É o caso do projeto Nossa Região, que a cada ano, desde 2002, promove uma experiência inovadora e sobre diferentes temas, em que alunos de todo o país registram, comparam, trocam informações sobre diferentes cidades brasileiras ou de diferentes lugares da mesma cidade, abrindo espaço para inúmeras discussões e mostrando a diversidade cultural do Brasil, nos mais variados aspectos, inclusive no sotaque.

Este ano, o tema do projeto colaborativo Nossa Região é o clima. Conheça abaixo um pouco mais sobre esse projeto e outros inspirados no Ano Internacional da Luz e que alunos de escolas conectadas ao Educacional podem participar:

 Nossa Região – Como está o tempo?  – Usando termômetros, tabelas e calendários, alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vão analisar aspectos básicos do tempo e do clima no lugar em que vivem. Poderão ainda fazer entrevistas para descobrir como era feita a previsão sem tantos recursos tecnológicos. Após a coleta e reunião de dados, irão gravar um noticiário com a previsão do tempo, registrando, assim, o sotaque e o jeito de falar de cada região do Brasil. Uma das etapas do projeto é opcional de cada escola: a criação de um Relógio do Sol com a turma. O projeto ainda abre espaço para a troca de impressões, comparações, discussões já que, por meio do Educacional, os estudantes estarão conectados em diferentes regiões do País e até locais distintos da mesma cidade.

 

Estação Meteorológica – O projeto prevê que cada turma construa sua própria estação meteorológica usando dois termômetros comuns e material reciclável.  A ideia é despertar o olhar científico das turmas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio para a análise da temperatura. O segundo passo é colocar a mão na massa e medir as temperaturas. As escolas que se destacarem na coleta e envio de dados receberão do Educacional uma estação meteorológica real, por meio da qual farão novas observações e registros, formando a Rede Meteorológica Educacional. Será uma grande oportunidade para que os participantes, conectados, discutam a influência da temperatura na vida das pessoas e desastres naturais, como alagamentos e deslizamento de encostas.

 

Como funciona?  – Voltado a alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, esse projeto coloca o aluno na posição de protagonistade inúmeras descobertas, pois ele começa quando a turma escolhe um objeto, local ou evento para tentar desvendar como ele funciona, do que é feito, quais são os processos, etc.Os alunos podem descobrir, por exemplo, como a internet chega aos celulares, por que o micro-ondas esquenta mais rápido que o fogão, como é feito um jogo de videogame e até os bastidores de uma fábrica de giz de cera. A iniciativa estimula a autonomia do pensamento, a sociabilização, a produção de textos, imagens e vídeos e o trabalho em equipe.

  

Casas Sustentáveis – Nessa proposta, alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio  devem criar um projeto para casas com soluções sustentáveis. Para isso, vão entrevistar corretores, engenheiros e arquitetos e fazer orçamentos. Além de motivar o espírito empreendedor, a experiência – que conta com a orientação do especialista Eloy Casagrande – proporcionará um trabalho interdisciplinar riquíssimo que engloba Matemática, Geografia Urbana, Estética, Economia e Sociologia.

 

 Além desses e de outros projetos colaborativos, o Educacional promove também a Mostra Virtual Brincando com Sombras, que estimula a criatividade, o prazer estético e a busca de caminhos próprios para demonstrar sensações e emoções. Nessa atividade, estudantes do Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 são convidados a fazer atividades com luz natural e com luz artificial, enviar suas produções para a plataforma e compor uma galeria virtual com outras milhares de obras criadas por colegas e educadores de todos os cantos do Brasil.

 

Sobre a Positivo Informática:

 

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4,5 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo e em Buenos Aires. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 7 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em http://www.positivoinformatica.com.br/ri.

 

Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São plataformas adaptativas, aplicativos e gerenciador de sala de aula, entre outros conteúdos digitais, além de mesas educacionais e  equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
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