fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Conversa com o gestor – Especial GEDUC

GEDUC 2015: NOVOS RUMOS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Os desafios administrativos embarcam em novas estratégias, planejamentos e metodologias. Buscando excelência e resultados positivos, os processos intrínsecos compõem alterações pedagógicas, responsabilidades, compromissos e ações no complexo âmbito escola. A palavra-chave para o sucesso é: inovação!

Texto por Rafael Pinheiro

Desenvolvimento, mudanças, reestruturação, reflexão, diálogo, interação. A educação, inserida dentro de uma grande engrenagem de conhecimento, desde seu ensino de base, apresenta gigantescas mudanças. Com um cenário atualizado e repaginado, o sistema educacional atravessa um período de reestruturação, de novos caminhos e maneiras de observar métodos de ensino, formação pedagógica, aparecimento de meios digitais em sala de aula e até mesmo a maneira como são ministradas as aulas – e como reflete na recepção do aluno.

O Hotel Maksoud Plaza, localizado na região central de São Paulo, recebeu, entre os dias 25 e 27 de março, o GEduc 2015. O evento, que chegou à sua 13ª edição este ano, foi realizado pela HUMUS e seguiu pautado pelo tema: “Da realidade para o futuro que queremos. Inspire-se. Ouse. Supere”. Em três dias de congresso, mais de 500 gestores e educadores puderam aperfeiçoar os seus conhecimentos e, principalmente, ter novas visões sobre as tendências do mercado educacional, além de fazer excelentes contatos nos momentos de networking.

A reflexão sobre conceitos e o compartilhamento de experiências são os objetivos de base do evento que apresenta, a cada edição, novas propostas de discussão, interação, novidades educacionais e uma gama extensa de oportunidade em adaptação, inserção e alterações significativas que embarcam a rotina estudantil – principalmente pelo viés dos agentes da educação e gestores em sua função.

Neste ano, o GEduc apresentou novidades em fóruns, como o I Fórum de Empregabilidade e Empreendedorismo do Aluno e o I Fórum de Educação Técnica e Tecnológica. Além das tradicionais sessões: XIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, destacando a ilustre presença de Gustavo Loyola; IV Fórum de Inovação Acadêmica, com destaque para a participação do Dr. Mozart Neves Ramos, Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna; XI Jornada de Marketing Educacional, com a participação especial de Martha Gabriel, especialista em marketing e premiada como a melhor palestrante em congresso dos Estados Unidos; VIII Fórum de Gestão de Pessoas, com grandes especialistas, como Edna Rodrigues Bedani, vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP.

Destaque, também, para a Mesa Redonda sobre o uso das TICs na formação de professores e alunos para a implantação da pré-iniciação científica nas escolas, o III Colóquio de Práticas Bem Sucedidas em Gestão e o II Encontro Nacional de Fornecedores de Soluções Educacionais.

Compreender a educação como um mecanismo complexo, denso e repleto de métodos e ferramentas, é uma forma de alcançar resultados positivos – tanto na gestão administrativa, como no universo peculiar inserido nas salas de aula. Assim, a engrenagem de ensino, movimenta não só os materiais pedagógicos e as diversas tecnologias para os alunos, como o aprimoramento do conhecimento dos professores e até soluções práticas para os gestores atribuírem em suas instituições.

Propondo novos rumos e ideias para a excelência no âmbito educacional e com tantas alterações no ciclo escolar e mudanças sociais, culturais e digitais, como prever uma excelência educacional? E, acima de tudo, você está preparado para as mudanças que ganham forma na contemporaneidade e projeta um futuro próximo?

INOVAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

A (r)evolução tecnológica, instaurada em nossa realidade, apontou uma mudança em todas as esferas sociais, no método de trabalho, nos estudos, nas relações pessoais e até em nosso diálogo cultural. A partir dessa perspectiva, evoluímos de patamar e adquirimos uma postura utilizando as ferramentas tecnológicas em diferentes formas, alcançando, assim, novos horizontes e utilizando a inovação como pano de fundo de uma reestruturação.

César Souza, presidente e fundador do Grupo Empreenda®, apontado pela revista Exame e pelo jornal O Globo como um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, apresentou o tema “O mundo é inovador – faça parte dele!”, durante o primeiro dia de congresso, 25 de março. Em seu discurso, César afirma que “vivemos em uma época de mudança, de transição. O mundo se apresenta em reconfiguração, novas circunstâncias, do tangível para o intangível, na transparência, com macro desafios, ajustes inevitáveis, novas tendências no ambiente de trabalho e também no mundo educacional”.

Redescobrir os valores, identificar o papel da nova escola e ensinar de maneira dinâmica e profunda, onde a questão de identidade cultural atinge não só a dimensão individual, mas a classe dos educandos é essencial a uma prática que busca uma qualidade educativa. Contribuindo, assim, de maneira positiva e promissora.

Segundo César, um dos questionamentos que devem fomentar na prática educacional é estabelecer um olhar para o futuro, questionando as medidas adotadas na instituição. “É preciso saber se o modelo de gestão da escola é o adequado, se o foco está no ensino ou no aprendizado e criar um espaço para inserir o novo”.

E, nessa construção, diagnosticar as ideias propostas pelos gestores, auxiliando na exploração de líderes questionadores, construtivos, instigando a reflexão e potencializando valores intangíveis, como técnicas de autoaprendizagem e o conhecimento além da sala de aula, como em exposições, peças de teatro, nos esportes e no próprio cotidiano.

De acordo com o palestrante, “a transparência, a integridade e o respeito são os três valores fundamentais para uma boa gestão. Liderança não é só liderar os outros. A primeira tarefa do líder é liderar a si próprio com competência, coerência, engajamento, saber orientar, reconhecer as problematizações, customizar a relação com cada funcionário/setor da escola, suprir um nível alto de comprometimento com a instituição e ter muita flexibilidade. Educação, acima de tudo, exige perseverança”, finaliza.

A inovação, então, transcende a relação entre professor-aluno e amplia seus horizontes em diversas camadas estudantis. A importância de construir novas dimensões, inspirar valores, alterar programas educacionais e equilibrar caráter humanitário é uma maneira de atribuir um significado a todos os posicionamentos, realidades e necessidades. A força motriz desse movimento é a atitude e o anseio pela diversidade, pelo mutável, pelo interessante e pelo teor atual. A atitude é, sem dúvida alguma, a resposta para diversas questões receosas que nascem no cotidiano escolar.

PRODUTOS E SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Os congressistas do GEduc também tiveram a oportunidade de conhecer as novidades oferecidas pelos fornecedores especialistas durante a XIII Exposição de Produtos e Serviços Educacionais. Mais de 30 empresas estiveram presentes nessa área destinada aos parceiros da HUMUS e dentre os diversos estandes espalhados pelo espaço do Hotel Maksoud Plaza, um leque gigantesco de produtos e serviços inovadores estavam à disposição dos gestores educacionais para aderir e implantar em suas instituições. Confira abaixo nossa cobertura especial dos produtos e serviços expostos:

BenQ. A BenQ tem mais de um quarto de século e iniciou suas operações em Taipei,Taiwan. Hoje é  uma das melhores empresas de informática do mundo e também reconhecida por seus produtos com design diferenciado. A empresa, que atua nos segmentos de projetores, monitores  e automação, está presente em todo o mundo e possui escritórios na América Latina (Brasil e México) e nos principais países da Ásia, Europa e África. Todas as linhas são fruto de tecnologia própria, desenvolvida nos laboratórios da companhia. A BenQ possui escritórios, fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento em Taiwan, China, Austrália, Índia e Brasil. “Líder em Projetores DLP e  pioneira na produção de projetores no Brasil, a empresa este ano lançou a segunda geração, os modelos MS524B e MX525B de 3.200 ANSI lumens. Além desses modelos, a BenQ atua no segmento educacional com modelos convencionais, Full HD e principalmente de curta distância (Short Throw). As vantagens de utilizar os modelos de curta distância nas instituições de ensino são projeções em locais com menos espaço e livres de sombras”, afirma Simone Zen, Gestora de Contas.

Escola Em Movimento. A Escola Em Movimento é uma ferramenta de comunicação simples e segura que conecta instantaneamente a escola com os pais e alunos através de celulares, tablets ou pela web. A solução gera benefícios para instituições de ensino de todos os segmentos promovendo não só a aproximação entre família e escola como também cria um ambiente colaborativo, reduzindo custos de comunicação e simplificando o dia a dia de colaboradores e coordenadores. “Olhando para a comunicação, o que a nossa solução propõe é substituir todos os mecanismos utilizados por um mecanismo único, com garantia de entrega, eficiência, gestão e redução de custo nesse dia a dia da comunicação”, diz Guilherme Rocha Ribeiro, Diretor Executivo.

Humus. Há 21 anos no mercado, a HUMUS atua no segmento educacional trabalhando para o aperfeiçoamento constante das competências empresariais e do desenvolvimento humano. Além dos cursos abertos e in company, a empresa oferece consultorias em Planejamento Estratégico, Gestão Acadêmica/Pedagógica, Gestão de Pessoas por Competências e Marketing Educacional, além de processos seletivos, recolocação profissional e serviços de coaching.

MercadoEdu. O MercadoEdu é um armazém de dados (provenientes dos órgãos oficiais competentes, como INEP, MEC, IBGE, MTE), com fins específicos de estudo de mercado e inteligência competitiva para o setor de educação. Através das informações armazenadas e de suas ferramentas de extração e análise, é possível criar gráficos, relatórios e fazer comparações com base nos dados de instituições, alunos, cursos e docentes.

Meritt. A Meritt surgiu em 2009, “fruto de uma inquietação minha em ver que na escola tínhamos muitos dados, mas com pouco aproveitamento”, diz Alexandre Augusto de Oliveira, um dos fundadores da Meritt. Em 2014, com a experiência em trabalhar com dados, a empresa criou o +Enem, “uma plataforma que trabalha só com os dados do Enem, comercializada para as escolas e o foco desse trabalho é na dimensão pedagógica, trazendo para a escola quais são os pontos fortes e os pontos fracos das habilidades cognitivas”, ressalta Alexandre. A plataforma +Enem é online, permitindo o acesso para toda a equipe escolar, com permissões e navegação específica para cada perfil.

Pete. Com 10 anos no mercado, a PETE é uma empresa 100% brasileira, desenvolvendo soluções para os desafios contemporâneos da educação. É a maior fabricante de kits de robótica educacional do país e única empresa que possui um Projeto de Educação Tecnológica recomendado pelo “Guia de Tecnologias Educacionais” do Ministério da Educação, utilizado por mais de 200 mil alunos da educação básica em mais de 500 escolas públicas e privadas do país.

Digital Pages. A Digital Pages nasceu como uma unidade de negócios da Future Way Tecnologia e Comunicação, empresa que, desde 1999 desenvolve soluções sob medida que utilizam como suporte os meios digitais, especialmente a internet. Após um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento, foi consolidada a marca Digital Pages, como uma plataforma oferecida pela Future Way, em meados de 2004. A partir de então, como desdobramento da incessante busca pela excelência, foram firmados contratos com renomadas organizações como o Governo Federal, Grupo Pão de Açúcar, Telemar, Philips, Mackenzie, Editora Abril, dentre outras. “Nós atuamos em várias verticais de mercado e este ano estamos intensificando a educação. Para ilustrar isso, temos uma presença forte no Programa Nacional do Livro Didático e entramos com a solução com mais de 95% do conteúdo. Então todo o conteúdo digital é produzido pela nossa plataforma”, afirma Youssef Mourad, CEO da Digital Pages.

Planeta Y. No mercado há cinco anos, a Planeta Y é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais, voltada para o mercado educacional. “Trazemos todos os dados das mídias sociais, automatizamos, aplicamos em dez indicadores do mercado e conseguimos integrar o sistema de gestão acadêmico para entender o aluno e seus problemas com a instituição”, ressalta Roger Carvalho, Analista de Negócios e Especialista em Mídias Sociais. O processo de automatização do monitoramento das mídias sociais garante a qualidade, a confiabilidade, a segurança dos dados e potencializa o trabalho dos analistas de mídias sociais, deixando apenas as menções que forem realmente relevantes para a instituição de ensino.

Terabyte Soluções. A Terabyte Soluções, como especialista em serviços para instituições de ensino, tem uma gama de serviços agregados que tornam uma empresa com grandes diferenciais competitivos, isto com o principal objetivo de serem diferenciais para escolha para futuros clientes de seu fornecedor de tecnologia, e dar longevidade as parcerias já firmadas. “A Terabyte trabalha exclusivamente com o desenvolvimento de soluções e softwares para a gestão educacional. Trabalhamos em todos os segmentos, desde a educação infantil a cursos superiores de graduação e pós-graduação. Temos mais de 300 clientes em todo o Brasil e só trabalhamos na iniciativa privada e não tivemos interesse, ainda, de seguir para as escolas públicas”, diz Leandro Teixeira, Diretor de Tecnologia e Administração.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados