Prepara cursos enfrenta a crise econômica brasileira com otimismo e bate recorde de matrículas no último bimestre

Carro chefe do Grupo Prepara, a marca, especializada em cursos profissionalizantes, fechou o bimestre com mais de 35mil novas matrículas

O Brasil vive em 2015 uma das mais críticas crises econômicas dos últimos anos. A queda na oferta de postos de trabalho, além do dólar, taxas de juros e inflação em alta, são alguns dos fantasmas que têm afetado o sono dos empreendedores brasileiros.  Recente Boletim Focus, pesquisa realizada em instituições financeiras e divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), prevê Selic a 13,50% a.a. e queda de 1,20% do PIB para este ano. Porém, mesmo diante de tantas incertezas, algumas empresas avaliam o atual cenário econômico como uma oportunidade de crescimento.

Esse é o caso do Grupo Prepara, maior rede de cursos profissionalizantes do país. A rede, que faturou R$ 290 milhões em 2014, espera crescer 20% em faturamento somente este ano. E a “família prepara” está com garra total na busca deste objetivo. Somente a Prepara Cursos, especializada em cursos profissionalizantes, vem atingindo as metas mensais de matrículas e,  somente no último bimestre (março e abril), conquistou 35 mil novas matrículas.

Com mais de 600 franquias em operação, a Prepara Cursos, está presente em todo o país.  Para o Master Regional do Rio Grande do Sul, Anderson Freire, que possui umas das maiores receitas financeiras da rede Prepara Cursos, a crise foi um dos grandes gatilhos para a obtenção dos resultados. “O profissional precisa estar qualificado para se manter colocado em meio a tanta adversidade econômica, por isso, fechamos muitas matriculas de cursos profissionalizantes. Além disso, utilizamos programas de macro captação em outras instituições de ensino, que nos renderam excelentes retornos”, enfatizou Freire.

Já no estado do Rio de Janeiro, a palavra de ordem foi capacitação. “Capacitar a equipe é um dos principais caminhos para alcançar metas e alinhar objetivos. Investimos em diversos treinamentos para os nossos franqueados e consultores comerciais. Além disso, apostamos na divulgação dos Concursos Culturais, já promovidos tradicionalmente pelo Grupo, e na oferta de cursos gratuitos, uma porta de entrada eficaz para novos estudantes. Uma equipe preparada e unida rompe qualquer barreira”, contemporizou o Consultor de Operações do Rio de Janeiro, Onaldo Rios Rodrigues.

Com tanta motivação e comprometimento, os desafios impostos pela desaceleração econômica serão superados sem dúvida. “Em 2020, seremos, certamente, um grupo educacional com marcas admiradas por todos, com o triplo de alunos em relação a 2015 e o maior de índice de satisfação do mercado, tanto de nossos alunos quanto de nossos franqueados e colaboradores”, finaliza o fundador e presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel.

Sobre a Prepara Cursos

A Prepara Cursos, que foi a primeira rede a ser criada pelo Grupo Prepara, oferece mais de 90 cursos profissionalizantes e conta com mais de 600 unidades. A rede já formou mais de 1 milhão de alunos em todo o país. Além de contribuir para a formação de jovens de todo o Brasil, a Prepara Cursos ainda os auxilia por meio do Programa Mais Empregos, na busca pelo primeiro emprego ou por uma colocação melhor no mercado de trabalho.

O Programa Mais Empregos atua como um facilitador entre empresas que procuram profissionais qualificados e candidatos em início de carreira que buscam uma oportunidade no mercado. Com essa iniciativa, a rede já beneficiou mais de 100 mil alunos em todo país.

A Prepara Cursos é uma marca premiada no mercado nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a melhor franquia do Brasil e, em 2014, conquistou pelo sexto ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising – SEF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).