Elvira Brandão leva 9 projetos inovadores a congresso de escolas em SP

Evento do Instituto Cultural Lourenço Castanho reúne educadores de escolas públicas e particulares e debate mais de 600 projetos educativos

A direção do Colégio Elvira Brandão elegeu nove projetos pedagógicos considerados inovadores por alunos, pais e professores para apresentar na edição 2015 do Congresso ICLOC, no próximo dia 30, na capital.

O evento organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho acontecerá no Colégio Dante Alighieri e reunirá educadores ligados a mais de 600 escolas públicas e particulares. O objetivo do encontro é compartilhar práticas bem-sucedidas aplicadas pelas escolas em salas de aula. Segundo os organizadores, estão previstas mais de 200 sessões de debates entre participantes.

A diretora geral do Elvira Brandão, Maria Ester Ceccantini, ressalta que a escola destacará no congresso iniciativas empreendidas recentemente em diferentes níveis de ensino, do minimaternal ao médio. Confira, a seguir, um resumo dos projetos do Elvira no ICLOC 2015.

▪ Minimaternal

Projeto Ninoca – A personagem Ninoca é inserida na rotina das crianças em sala de aula e também em casa. A iniciativa visa a desenvolver o conhecimento através da valorização da relação afetiva. Focaliza ainda sociabilização, autonomia e identidade em grupo.

▪ Jardim II

Você tem fome de quê? – Uma iniciativa testada e aprovada para integrar expectativas de pais, alunos e escola. Desenvolve a autoconfiança, socializa ideias e instiga a curiosidade das crianças.

5º ano

Travessia – Começa com a leitura do livro Lin e o outro lado do bambuzal, da autora Lucia Hiratsuka. Debate em seguida o conceito de arte coletiva com base no tema “Travessia” com a participação do artista plástico Luhly Abreu.

6º ano

Sarau Literário – Leitura e análise de poemas em sala de aula. Desenvolve a oralidade e a sensibilidade artística e estuda a biografia de poetas famosos. Aprimora a interpretação textual. Mescla disciplinas Música, Ballet e Espanhol.

6º ano

Sensibilização do Olhar – Através da sensibilização do olhar do aluno, discute sobre como re-significar as relações humanas a partir de experiências sensoriais.

7º ano

A evolução da espécie – Contempla as áreas de Exatas e Humanas. Vale-se do teatro e de músicas que marcaram época e de episódios envolvendo a ditadura militar instalada em 1964. Estuda as moedas que passaram pela economia nacional nos 110 anos do Elvira Brandão.

9º ano

Meia-noite no Elvira – Alunos passam a noite na escola para promover a integração e o fortalecimento das relações da turma, que no ano seguinte irá para o ensino médio. Registra perspectivas de futuro numa ‘cápsula do tempo’ enterrada no jardim da escola.

Ensinos Fundamental e Médio

Grêmio além do lazer – Projeto engloba ações desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil: repertório cultural, show de talentos, bate-papo com ex-alunos, voluntariado/Hospital A. C. Camargo, reunião de representantes, troca de figurinhas e happy hour, entre outras.

Ensino Médio

Bang-bang, você morreu – Peça teatral montada entre alunos e professores, baseada em obra literária de referência, para ampliar e aprofundar o repertório cultural dos alunos. Estratégia para debater refletir sobre temas sociais contemporâneos.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

Elvira Brandão está presente entre as mais conceituadas e inovadoras escolas da capital. Sua plataforma de ensino proporciona as melhores condições, ambientes e orientações para o aluno avançar, na condição de protagonista, nas demais etapas de ensino e também no mercado de trabalho. Personalidades como Antonio Ermírio de Moraes, Eva Wilma, Guilherme Afif Domingos, Paulo Autran, Raul Cutait, Roberto Setúbal, Ruy Mesquita, Júlio de Mesquita Neto e Wellington Nogueira (Doutores da Alegria) passaram pelo Elvira, que conta hoje com mais de 1 000 alunos e 100 professores.