ESPM lança edição histórica do curso inovação em storytelling"
Para comemorar a décima quinta edição do curso mais tradicional sobre o tema no Brasil, a ESPM fará uma edição especial com workshop no sábado
Imagine que ao chegar no prédio, assim que o elevador se abriu, de dentro saíram zumbis esfomeados. Sabe o que você faria?
Pensar em termos de situações inusitadas como a citada acima é uma das técnicas mais clássicas dos grandes autores para criar histórias e milhões de fãs. Por que as empresas não fazem a mesma coisa? A resposta é simples: o mundo corporativo e mesmo o publicitário ainda não evoluiu sua forma de contar histórias.
A partir do dia 22 de junho, os professores que trouxeram o Storytelling ao Brasil vão explicar por que esse termo tem sido tão usado por empresas e publicitários, para o bem e para o mal. Os alunos vão entender onde acertaram e erraram as marcas que prometerem sucos bondosos e sorvetes italianos.
Ao longo da semana, o autor e professor Fernando Palacios fica encarregado de ensinar como as técnicas utilizadas por escritores, roteiristas, quadrinistas, dramaturgos e gamers podem ser aplicadas na hora de se contar uma história.
Enquanto isso, a empresária e professora Martha Terenzzo explica como essas técnicas podem ser apropriadas para melhorar a comunicação corporativa em diversas vertentes: branded content, product placement, mídias sociais que engajam, eventos temáticos, apresentações emotivas e inesquecíveis e até construção de marcas que ganhem vida e aplausos.
Este curso é por um lado direcionado para diretores de comunicação e marketing, gestores de marcas, profissionais responsáveis por recursos humanos e treinamentos, produtores culturais, publicitários, executivos, empresários, jornalistas e todos aqueles que queiram contar melhores histórias. Por outro, o curso também beneficia escritores, roteiristas, cineastas, bloggers, instagramers, youtubers e todos aqueles que já contam histórias e buscam formas de potencializar e até monetizar seus conteúdos.
No sábado o curso é encerrado com um workshop especial, em que os alunos serão monitorados pelos professores para experimentarem o processo autoral: partindo de um birefing para criar histórias fabulosas com potencial de narrativa transmídia.
As inscrições do curso estão abertas até o dia 21 de junho e devem ser realizadas no site do CIC ESPM (Centro de Inovação e Criatividade da ESPM) – http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/inovacao-em-branded-content. O valor do investimento é de R$ 1.299 e pode ser parcelado em até 3 parcelas de R$ 433. Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600.
E uma coisa é certa, se um dia você sobreviver de um ataque zumbi, pode ter certeza que vai ter uma ótima história para contar.
PROFESSORES
FERNANDO PALACIOS
Diretor da Storytellers Brand ’n’ Fiction. É um dos pioneiros do branded content no Brasil. Cofundador do primeiro escritório de storytelling do País. Inovou implementando o primeiro portal de conteúdos de marca e o primeiro curso universitário de Transmídia Storytelling na ESPM.
É formado na USP, pela qual defendeu o primeiro estudo acadêmico sobre o tema Storytelling.
Atualmente é professor e representa a ESPM em congressos para C-levels como IT Forum e IT Mídia. Já ministrou mais de uma centena de palestras em grandes empresas no Brasil e internacionalmente. Seu projeto pessoal narra a busca de um personagem pela próxima “Maravilha da Humanidade” e já conta com mais de 90 mil seguidores no Facebook e foi contemplado com o prêmio Widbook Top Writers 2013.
MARTHA TERENZZO
Profissional multifacetada, com experiência de mais de 25 anos na área de marketing e inovação. Desenvolve projetos de inovação e ministra aulas em MBA e pós-graduação da ESPM, Insper e Sebrae. É mentoring, colabora com diversos blogs e revistas e também é diretora da Inova 360º (empresa de inovação e negócios).
Coordenou marcas e projetos de grande porte em empresas como: Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, União, Reckitt & Benckiser, Melhoramentos de Papéis, Seara e Ajinomoto. Estabeleceu processos e metodologias específicas de marketing com visão na gestão de negócios e inovação.
Implementou áreas de inovação e marketing de alta performance nas empresas, arquitetura e gestão de marcas, gerenciamento de portfólio, lançando cases de sucesso como Pizza Sadia, Hot Pocket, Miss Daisy e Vono, entre outros.