Sua Classe, Brasil estreia no País com proposta inovadora para docentes
Plataforma lançada no último dia 17 é uma versão 100% pensada para o mercado brasileiro, tendo como base o Tu Clase, Tu País, projeto que atende hoje 180 mil educadores em quatro países: Chile, Uruguai, República Dominicana e Venezuela. Cursos, rede social, portfolio digital e autodiagnostico são algumas das ferramentas que ela oferece.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Instituto Singularidades, em São Paulo, para o lançamento oficial do projeto Sua Classe, Brasil, plataforma online que visa fornecer ao professor brasileiro a possibilidade de aprimoramento e compartilhamento de experiências com outros profissionais da área.
A rede está sendo lançada no País em uma parceria entre a XD Education, empresa que oferece soluções digitais para o aprendizado, e o Instituto Crescer, que há mais de 15 anos trabalha com a formação continuada de professores.
No Brasil, até o momento, estão disponíveis sete cursos de 40 horas orientados à prática pedagógica, baseados na experiência entre pares e dinamizados por recursos multimídia, atividades online e práticas em sala de aula.
A Sua Classe, Brasil segue cinco princípios básicos: colaboração entre pares, promovida por meio de fóruns e comunidades; planos de formação personalizados para cada professor; cursos que exigem colocar em prática ações pedagógicas na escola; incentivo ao desenvolvimento contínuo; e reconhecimento do docente enquanto profissional.
Pensada para acessar o conteúdo a partir de qualquer dispositivo, inclusive smartphones, e podendo ser utilizada on-line ou off-line, a rede permite ao docente criar ou fazer parte de grupos e comunidades de aprendizagem, guardar arquivos digitais, criar apresentações e compartilhá-las com quem quiser e quando quiser.
“Os professores são pessoas que trabalham com outras pessoas e que necessitam desenvolver competências e habilidades para o desempenho prático da aula. Isso só ocorre com o tempo e com o trabalho em equipe, demonstrando que o educador faz parte de uma comunidade de aprendizagem”, comenta Eugenio Severin, consultor internacional em educação pela Unesco, BID e Banco Mundial e desenvolvedor da plataforma para a América Latina, sob o nome de Tu Clase, Tu País.
Luciana Allan, Profa. Dra. em Educação pela Faculdade de Educação da USP e diretora do Instituto Crescer, acredita que esse projeto veio para resolver muitos desafios da formação continuada. “Temos muitos desafios, como acesso, qualidade e efetividade, por isso, estamos com grande expectativa de que, com o tempo, a base cresça, haja engajamento de instituições e professores, possibilitando a oportunidade real de aprimoramento e desenvolvimento dos nossos docentes”, diz.
O evento
No lançamento, estiveram presentes profissionais interessados no tema, que puderam debater sobre a educação no País, tirar dúvidas, se aprofundar e experimentar a Sua Classe, Brasil
Luís Carlos Carvalho, diretor-executivo da XD Education, abriu o evento. Em seguida, Eugenio Severin falou sobre os desafios na formação docente na América Latina.
Demonstrando entusiasmo, o consultor internacional em educação discursou sobre a importância da ferramenta para a América Latina, exemplificando com gráficos e números da educação internacional: “85% do tempo da aula deve ser dedicado ao aprendizado. No entanto, a média de aprendizado na América Latina é de 65%. Isso se deve à má formação do professor”.
Depois dele, foi a vez de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, fazer a sua contribuição, dando ênfase à realidade do Brasil. “A educação é um exercício que deve ser praticado pelo docente em todos os dias de sua carreira. O aprendizado não pode ser um evento esporádico”, afirmou ela. “Temos de mudar dentro da sala de aula. Em vez da aula ser direcionada pelo professor, deve ser direcionada pelo aprendizado.”
Miguel Thompson, diretor-executivo do Instituto Singularidades, que disponibilizou o espaço para o evento, foi o terceiro a discursar. Falando de forma didática, conseguiu dar leveza ao tema, mesmo tratando sobre os desafios na formação do docente no Brasil. “O professor é um agente de transformação. Ele é um dos elementos que vai ajudar a transformar uma nação. No Brasil, muitas vezes, é um dos únicos agentes que tem no município. A formação do professor deve ser mais orientada para as práticas, ele tem que ser mais inflexivo, ele tem uma função política.”
Para finalizar, Luciana Allan falou das dificuldades existentes na formação continuada. Visando solucionar os problemas apresentados nas demais palestras, a diretora do Instituto Crescer tratou sobre a parceria com o Tu Clase, Tu País: “A ideia é usar a rede para o desenvolvimento, algo contínuo, que esteja o tempo todo presente. Nela, o professor tem notícias atualizadas sobre educação, encontra outras pessoas para conversar sobre os seus desafios, tem um espaço para reunir materiais que ele acha importante, pode acessar do celular, tablet ou computador e guardar referências”.
Sobre o Instituto Crescer
O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Intel, Copersucar, Almaviva, NET Serviços, Fundação Telefônica, Rede Século 21 e Instituto Singularidades.
Sobre a XD Education
Fundada em 2012, a XD Education vem transformando o processo de ensino–aprendizagem com foco na oferta de soluções em tecnologia voltadas para a educação. Conta, nessa trajetória vencedora, com mais de 300 instituições de ensino clientes em todo o território nacional por meio do fornecimento de tecnologia digital em 3 Dimensões para a Educação Básica nas disciplinas de Ciências e Matemática. Sempre em busca de inovações para este mercado e com a experiência de seus executivos adquirida ao longo de vários anos no mercado educacional, a XD traz agora para o País, em parceira com o Instituto Crescer, a Sua Classe, Brasil – Rede para o Desenvolvimento Integral do Docente da Educação Básica, com foco na formação de professores.