Jogos Olímpicos e Atividades Extracurriculares Esportivas
Matéria publicada na edição 120 | Agosto/2016 – ver na edição online
Nesse ano, um cenário ímpar se desenha como pano de fundo no universo esportivo brasileiro, pois pela primeira vez na história do nosso país dois eventos esportivos de grande magnitude forma e serão realizados aqui: a Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos. Esses eventos terão grande impacto na imagem do Brasil e sua promoção cultural, bem como na vida dos brasileiros, na estrutura do país e muitas oportunidades podem ser geradas na área da Educação Física e Esportes.
Será oportuno aproveitar os legados deixados por esses grandes eventos esportivos em nosso país, bem como no esporte de base no ambiente escolar. Muito já se discutiu sobre o legado dos grandes eventos esportivos e há exemplos concretos em todas as vertentes, boas e más, para se seguir. Desde o legado cultural sonhado por Cagigal para os Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona até as questões políticas globais surgidas em Pequim nos Jogos Olímpicos de 2008, temos um enorme leque de possibilidades para exemplificar intenções.
O esporte constitui um dos sinais de identidade das sociedades modernas; por ele, a oportunidade de participação em atividades esportivas tem sido incrementada enormemente, sobre tudo no último terço do passado século XX. É necessário implementar medidas para adaptar a prática esportiva às características e estilos de vida da população moderna e o desenvolvimento de programas de apoio que permitam eliminar ou, ao menos, minimizar as barreiras que ainda existam aos que fazem ou querem fazer esporte, como a construção de ciclovias e o aproveitamento de espaços públicos, gerando um maior interesse pelo esporte e pela prática do esporte.
Então, com os olhos do mundo todo voltados para o Brasil, surge uma enorme expectativa em atender a essa demanda que é cada vez maior. Se existe alguma dúvida com relação ao preparo dos profissionais da área de educação física nesse sentido, não é menor a preocupação com a área de gestão esportiva, que tem pela frente novos desafios e tem que planejar, inovar, sugerir, criar e instrumentalizar ferramentas que possam dar conta da multiplicidade de facetas do processo como um todo.
Pela abrangência que o esporte tem no contexto social dos dias de hoje, estão também envolvidos, de maneira geral, além dos conceitos e teorias da Administração, conhecimentos relativos à Economia, Marketing, Legislação e Política. As escolas têm buscado capacitação na área e se convertido, atendendo às necessidades, em toda organização que queira administrar, gerar e ofertar corretamente seus recursos esportivo-extracurriculares.
Na busca de uma melhor prestação de serviços, as assessorias esportivas se estabeleceram como uma alternativa, procurando atender uma demanda, que com o apelo dos grandes eventos esportivos, cada vez mais se estabelece. A atuação de assessorias esportivas é bastante diversificada, diferenciando-se de acordo com a cultura, a organização e as políticas de cada escola ou região. O número de assessorias esportivas tem aumentado, nas últimas décadas, no Brasil, fruto da exigência dos mercados de atuação e das demandas sociais. Essa atividade profissional, que visa uma melhor prestação de serviços na área da administração esportiva, tem se convertido em uma necessidade em toda organização que queira administrar, gerar e ofertar corretamente seus recursos e isso não pode ser diferente para o ambiente escolar.
Em sua atuação, as assessorias esportivas podem contribuir para que a uma prática esportiva organizada e segura aconteça, pois no sentido de assegurar condições de bem estar físico, psicológico e social ao seu praticante se faz necessária a importância da promoção da saúde na nossa sociedade, e as pessoas comecem a entender o real papel dessas assessorias esportivas. E isso, construído desde cedo, gera frutos importantes para nossa sociedade.
Com a realização de grandes eventos esportivos cresce a possibilidade de maiores e melhores investimentos e organização para mais variadas modalidades espalhando escolas de esportes em vários centros, com intuito de revelar novos talentos do esporte ou até mesmo ter a escola de esportes com um bem inclusivo dentro da sociedade, levando em consideração que um indivíduo inserido em um programa de formação esportiva pode não ter como principal objetivo a formação da criança – adolescente para as competições de alto rendimento, mas desenvolver valores para ser tornar um individuo mais participante no meio em que ele vive.
O mercado de escolas de esportes em colégios particulares se torna um importante pólo de desenvolvimento do desporto, além de despertar para uma melhor qualidade de vida e identificar futuros talentos para o esporte de performance, ou simplesmente para uma iniciação desportiva adequada, onde os benefícios serão desenvolvidos ao longo da vida do indivíduo, promovendo hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida.
Aumentar a competitividade, alinhada a uma estrutura fundamentada pode ser importante processo para as assessorias esportivas atuantes em escolas de esportes na cidade de São Paulo, visando a promoção do esporte dentro do ambiente escolar, aumentando a visibilidade da escola em questão, através de participações de eventos esportivos organizados no nível escolar; que visam a promoção de modalidades olímpicas e pouco exploradas pela mídia; e seus resultados obtidos, não só na participação desses eventos, mas no número de inscritos nessas escolas de esportes, que fazem parte do alicerce de construção de qualquer indivíduo, no que tange o aprendizado do convívio em grupo, respeito ao próximo, normas e regras desportivas, enfim, o que a sociedade entende como um cidadão de bem. E isso é uma importante ferramenta que pode ser trabalhada por assessorias esportivas atuantes em escolas de esportes de escolas particulares.
André Rimoli Costi Possui Graduação Plena em Educação Física, com especializações na área da Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Mestrado em Administração de Empresas, com trabalhos relacionados a consultoria, assessoria e a gestão desportiva. Atua na área docente do ensino superior/pós graduação. Proprietário da ARC Sports – Assessoria e Consultoria Esportiva, que desenvolve trabalhos educativos/esportivos, com implantação de trabalhos voltados para qualidade de vida, saúde, e performance em escolas, empresas, clubes e condomínios.