CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

A partir de fevereiro, o Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria inicia uma sequência de cursos de capacitação para professores. Os temas são relacionados ao universo pedagógico e também às práticas gestoras.

Entre as várias opções da programação, haverá dois cursos voltados à Alfabetização, divididos em dois módulos. Um deles é Compreendendo a leitura e a escrita sob o ponto da fonoaudiologia. O segundo módulo vai abordar Alterações de leitura e escrita e como lidar em sala de aula.

Os professores também terão oportunidade de participar de um curso de aprofundamento sobre as contribuições de Reggio Emilia à Educação Infantil. Nos encontros, os profissionais usarão como referência a tese “À procura da dimensão perdida – Uma escola de infância de Reggio Emilia”, de Giordana Rabitti. O material será fornecido pelo Prisma, pois não está disponível no Brasil.

De março a junho, será ministrado o curso Ciências da Natureza como forma de investigação para educadores de Ensino Fundamental II. Em sete encontros presenciais e uma saída de campo, os participantes discutirão modelos de projetos para o ensino da disciplina a partir da experimentação, investigação e sentidos, levando em consideração as questões científicas, ambientais, sociais e tecnológicas.

O ensino da Matemática também marca forte presença na programação do Prisma com seis cursos como, por exemplo: Desenvolvimento do Pensamento Matemático na Educação Infantil, Geometria e Os erros em matemática: o que fazer com eles?

Libras – comunicação sem fronteiras é um curso voltado aos profissionais que desejam se comunicar com os surdos, pois transmitirá métodos interativos e dinâmicos para os primeiros contatos com o idioma.

Além da vasta programação em torno de temas pedagógicos, o Centro de Estudos do Santa Maria ainda oferece opções de estudo de práticas gestoras. Um dos cursos é Design Thinking para educadores, uma metodologia que surgiu no campo do design e aqui será aplicada para o planejamento de aula e procedimento pedagógico.

O Prisma irá organizar um workshop internacional dias 8 e 9 de abril (sábado e domingo) sobre Como liderar e facilitar comunidades profissionais para aprendizagem. O objetivo é formar uma comunidade profissional efetiva ao longo do curso, permeada por práticas colaborativas.

Para fechar a agenda, o 20º Seminário de Educação Infantil está programado para os dias 19 e 20 de maio e terá como tema Reencantar a infância para um mundo sustentável.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.prismacentrodeestudos.com.br. O Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria fica na Avenida Sargento Geraldo Santana, 901 – telefone 2198 0663.