Dica – Software de gestão: Facilidade tecnológica

A tecnologia é, certamente, um dos fenômenos que ganha cada vez mais notoriedade na atualidade. Conexões, aplicativos e ferramentas digitais são palavras-chave que adentraram todos os espaços nos últimos anos, demonstrando uma crescente alteração e reorganização no cotidiano – nas relações pessoais, profissionais e, principalmente, na multiplicidade de ferramentas facilitadoras que auxiliam todos os campos de trabalho.

A era da mobilidade tecnológica, que engloba uma extensa lista de facilidades, entretenimentos, funcionalidades e distrações, são encontradas em salas de reuniões empresariais, grupo de jovens, escolas especializadas e, com o tempo, na imersão em práticas pedagógicas de sucesso, em sistemas administrativos, financeiros e, também, com ênfase na gestão educacional – como em ferramentas e softwares.

Davi Dutra da Silva Passos, empresário na área de TI e consultor educacional, ressalta alguns benefícios para a escola em adquirir um software de gestão, como otimizar o trabalho e, consequentemente, o tempo de todos os envolvidos, além de “facilitar o dia a dia da equipe escolar, acarretando em um ambiente mais leve de trabalho, maior disposição de todos, melhor humor e isso vai refletir, definitivamente, na qualidade do serviço prestado para ao aluno! Ou seja, todos vão se beneficiar com uma gestão mais adequada”.

As constantes mudanças na educação e na estruturação das instituições faz com que as escolas revisem seus formatos com maior frequência. “Há uma grande fatia de mercado ainda procurando se atualizar. Pois, até pouco tempo, ainda operavam no modelo tradicional obsoleto atualmente”, reforça Davi.

Assim, o empresário e consultor revela dicas que podem auxiliar as escolas que anseiam contratar aparatos ou serviços tecnológicos: Busque empresas sérias, idôneas e qualificadas! Para isso, informe-se, procure outros gestores e pergunte a eles a opinião destes em relação ao serviço que têm contratado; não basta encontrar na internet uma página bem feita e com frases de efeito, é preciso ouvir a opinião dos usuários do serviço.

“Acredito que independente do momento, o uso de software é necessário para as instituições obterem o máximo de produtividade. Se eu fosse indicar um momento para implementação, acredito que os períodos de férias são os mais produtivos, já que a instituição funciona administrativamente, porém, não tem aulas e atendimento aos alunos. Vai abrir uma instituição de ensino? Providencie, o quanto antes, a escolha do software, isso vai fazer a escola crescer mais organizada”, ressalta Davi.

E, caso a instituição de ensino já utiliza um sistema de gestão, mas está insatisfeito com os resultados, o consultor alerta: “Não tenha medo de mudar de sistema, se o que está usando não é o ideal! Depois que implantar um sistema adequado, vai notar a diferença para melhor e vai se lamentar de não ter mudado antes”. (RP)

Saiba mais:
Davi Dutra da Silva Passos – [email protected]