Especial CRESCER: 14º Congresso e 5ª Feira Educacional
Texto e fotos por Rafael Pinheiro
Organizado pelo Grupo Rabbit, a edição 2018 do Congresso Crescer reuniu cerca de 3.500 congressistas de diversas regiões do país, entre gestores, mantenedores, coordenadores e diretores ávidos por conhecimentos relevantes, soluções e tendências educacionais que integrarão, posteriormente, movimentos, circuitos e adaptações positivas em cada instituição
A definição de gestão nos remete a um emaranhado de sensações, obrigações, tarefas e decisões. Se pensarmos, de maneira sucinta, a gestão engloba particularidades, motivações, diagnósticos, orientações, acompanhamentos e análises centrais para uma melhoria no espaço comum. Além de conduzir estratégias, inspirar novas soluções, valorizar as habilidades dos indivíduos e trabalhar, em conjunto, em prol do mesmo objetivo.
A educação, inserida em um mecanismo complexo e repleto de métodos e ferramentas, demonstra uma necessidade que transcende a sala de aula, podendo, de maneira geral, afetar rotas administrativas – direta ou indiretamente. Observar e analisar todos esses caminhos, que representam uma pluralidade significativa, destaca uma preocupação crescente em preencher lacunas no sistema ensino-aprendizagem, na relação entre aluno-professor e no acompanhamento estudantil ao longo dos anos.
Tendo como ponto de partida o estímulo e a extensão do repertório de líderes educacionais, seu papel frente à administração, seu relacionamento e convivência com os professores, estratégias e caminhos escolhidos diante de problematizações, ocorreu no Expo Center Norte, localizado na região norte da capital paulista, no dia 13 de setembro, o 14º Congresso Crescer e a 5ª Feira Educacional.
O evento, direcionado a mantenedores, diretores, coordenadores e gestores, foi organizado pelo Grupo Rabbit Partnership – uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com a finalidade de buscar constantemente a excelência pedagógica e andragógica. Recebendo cerca de 3.500 congressistas de diversas localidades do país, o Congresso Crescer 2018 disponibilizou uma extensa (e significativa) programação, com temas atuais abordados por 20 palestrantes, além de 26 expositores na área da Feira Educacional.
EDUCAÇÃO EM CONSTRUÇÃO
Construir uma gestão de qualidade é uma tarefa difícil. Refletir e redefinir as ideias e as ações que movimentam o circuito administrativo escolar é observar, de certa forma, as transformações sociais, os impactos da globalização, os efeitos produzidos pela interferência digital no ambiente escolar, assim como as competências e habilidades do século XXI contextualizadas em documentos atuais, como por exemplo na Base Nacional Comum Curricular.
Nessa perspectiva, mantendo um olhar apurado em todas as problematizações atuais no campo escolar, a programação de palestras do Congresso Crescer contemplou temas instigantes, como: o lúdico na aprendizagem e as contribuições das neurociências, apresentado por Cristiane Chica (Mathema); a importância da educação financeira, por Reinaldo Domingos (DSOP); estratégias para envolver a comunidade escolar no desenvolvimento de um cidadão do século XXI, por Fernanda Furia (Editora Moderna); habilidades socioemocionais, por Caio Bianco (Programa Liv); e desafios da gestão atual, por Diego Moreira (FTD Educação).
No período vespertino de apresentações, Wagner Cipriano (FTD Educação) abordou a formação de equipes e liderança; Wania Burmester (Mackenzie Educacional) falou sobre inclusão escolar; e Célio Müller (Müller Martin Advogados) abordou os conflitos escola/família e o excesso de exigência dos pais e seus reflexos legais.
Recorde de público, com aproximadamente 760 participantes, a palestra do historiador Leandro Karnal, com o tema “O impacto das novas mídias nas relações humanas e nos negócios”, demonstrou o quanto a interferência das mídias (e redes) sociais alteraram as relações pessoais e profissionais desconstruindo a barreira de público/privado, ou seja, o Facebook e o próprio Instagram colocaram um fim na ideia de intimidade, já que “viver é compartilhar”. Outra apresentação com um volume alto de participantes foi do escritor e psiquiatra Augusto Cury (criador do Programa da Inteligência), que destacou uma das principais chaves de seu estudo: a gestão da emoção e a formação de mentes emocionalmente saudáveis.
Nessa edição, em especial, além das palestras ocorreram dois painéis: uma mesa redonda composta por André Alípio (Global Teaching Practice), Samuel Gama (Centro Britânico) e Fernando Ferreira (2 Ways Programa Bilíngue) explorando o programa bilíngue, sua implantação e benefícios; e o painel “Espaço Líderes” com Antônio Rios (Superintendente FTD Educação), Giovanni Peduto (Somos Educação), Antonia Mendes (Eleva Plataforma de Ensino), Christian Coelho (Grupo Rabbit) e Maria Ignez (Mathema).
FEIRA EDUCACIONAL
Além do ciclo de 12 palestras e dos paineis, que ocorreram ao longo do dia, esta edição do evento contou com a 5ª edição da Feira Educacional, tendo diversos expositores apresentando soluções e novidades para as escolas. Dentre os diversos estandes espalhados pelo espaço do Expo Center Norte, um leque de produtos e serviços estavam à disposição dos gestores educacionais para aderir e implantar em suas instituições.
Destacamos: Metadil, BrinQI, Mackenzie Educacional, Editora Moderna, QI Solution, Argus Studio, Porto Seguro, Styllo, Impacto Saúde, Mathema, Estante Mágica, Escola da Inteligência, FTD Educação, Eleva, DSOP Educação Financeira, SAE+ digital, LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, Conhecer, entre outros.
Saiba mais:
Com 20 anos de experiência, a Rabbit Educação destaca-se por ser o maior grupo especializado no mercado educacional com mais de 1.500 instituições de ensino associadas e por ser a única que introduz serviços integrados de gestão, coaching, marketing, pesquisa, vendas, internet, recursos humanos, atendimento e propaganda.
CRESCER (14º Congresso e 5ª Feira Educacional)
[email protected]
http://www.rabbitmkt.com.br