Toldos e Coberturas: Conforto térmico e harmonia estética

As dependências físicas e estruturais de uma escola – tanto interna como externa – denotam atenções e preocupações que envolvem todas as pessoas que circulam no ambiente escolar diariamente. Dessa forma, projetar espaços que consigam aproximar conforto, produtos de qualidade e harmonia estética, são características marcantes que devem ser notadas.

Nas áreas externas, os toldos e coberturas, por exemplo, garantem uma proteção especial para os dias chuvosos, são ideais para corredores de acesso, entradas, cobertura para quadra poliesportiva, além de proporcionar uma estética diferenciada para o colégio. “É interessante destacar que tanto os toldos como as coberturas nas escolas garantem proteção especial para os dias chuvosos e ensolarados, e também nos corredores entre prédios, nas entradas e saídas. Além do conforto térmico para os diversos espaços, as coberturas também proporcionam uma estética diferenciada para a instituição”, afirma o arquiteto Fabrício Sanches.

Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas opções para coberturas e fechamentos dos espaços escolares e, assim, diversos materiais. Além da escolha dos materiais, é importante estabelecer um projeto e verificar com um profissional especializado, pois a cobertura do espaço deve ser regulamentada. “Cada instituição de ensino possui sua forma arquitetônica específica, assim como seus desejos e necessidades. Antes de realizar qualquer compra de material ou contratar uma empresa especializada, recomendo avaliar, junto com profissionais da área de arquitetura, as possibilidades e as soluções para melhor implantação dos toldos e coberturas”, ressalta Sanches.

A colocação de qualquer cobertura fixa deve seguir algumas cautelas, como a condição do local onde se pretende cada instalação em particular, a insolação propriamente dita, as condições de permeabilidade e as dimensões necessárias. Não é possível, por exemplo, cobrir uma área (gramado, jardim etc.) que faça parte da área mínima permeável exigida pela legislação. Ou seja, a verificação prévia das condições de isolamento é de suma importância.

“Desde que seja instalada de forma correta, já que existem vários tipos de materiais e diferentes formas de instalações e limitações dos materiais, as coberturas trarão um ganho de beleza, sofisticação e modernidade”, garante Fábio José Brito, representante comercial em uma empresa que trabalha com coberturas.

Para os/as gestores/as que desejam incluir, nas instituições, toldos e/ou coberturas, Brito ressalta algumas dicas para a escolha de fornecedores, como: “O ideal seria fazer uma visita na empresa para conhecer as instalações e se atende a necessidade da escola. Busque, também, informações de débitos municipais, estaduais e federais, tempo de mercado, etc.”. (RP)

Saiba mais:

Fábio José Brito – [email protected]