Não adianta ter pessoas certas nos lugares errados
Para que exista uma cultura organizacional eficiente, em qualquer empresa é necessária a presença efetiva de um líder responsável nas três áreas primordiais: financeira/administrativa, de produção, e comercial/comunicação. Também é preciso que cada colaborador tenha conhecimento e ciência de suas funções, e sejam motivados e aprimorados por meio de monitoramento, análise de desempenho e reuniões de feedback constantes.
Com a cultura organizacional implantada, a instituição terá muito mais facilidade em atingir seus objetivos. Mas, somente chegará à excelência na prestação dos seus serviços, se cada peça do tabuleiro estiver em seu devido lugar, isto é, se cada pessoa, em especial os líderes, tiverem o perfil correto para suas funções.
Por exemplo: por mais que um determinado coordenador detenha o conhecimento técnico para efetuar um atendimento a um pai novo, se não tiver aptidão em vendas, dificilmente terá uma alta performance.
O mesmo ocorre com uma colaboradora que prefere coordenar a Educação Infantil, mas se submete a fazer o trabalho no Ensino Fundamental II ou Médio. Não adianta ter pessoas certas nos lugares errados.
Portanto, para se alcançar o sucesso no setor em que se é responsável, o colaborador necessita ter o perfil para a função ou cargo. Perfil, basicamente, é a junção de dois fatores: comportamento e aptidão.
- Comportamento é a manifestação da personalidade. Na idade adulta, é trabalhoso mudar traços comportamentais sem ajuda de um especialista. Eu penso que devido à formação humanista, as escolas têm a propensão de tentar, por muito tempo, mudar a mentalidade de alguns colaboradores em detrimento da qualidade da prestação dos seus serviços. É possível modificar algumas atitudes, com um bom trabalho de monitoramento, mas deve-se ponderar se vale a pena o esforço e se existe a disposição de ambas as partes. A forma mais fácil de descobrir é por meio de uma boa conversa.
- Algumas pessoas com comportamentos negativos, como as excessivamente pessimistas, agressivas e intransigentes, principalmente em cargos de liderança, podem comprometer os resultados e o bom andamento da instituição.
- Aptidão (talento) é saber fazer bem feito. No âmbito da psicologia, a aptidão compreende tanto a capacidade cognitiva quanto as características emocionais e da personalidade do indivíduo. A aptidão está associada à inteligência, às habilidades inatas e àquelas resultantes de conhecimentos adquiridos.
- Por fim, o indivíduo necessita possuir as qualificações e os conhecimentos necessários para exercer a função.
Exercício: Você está no lugar certo na sua empresa? Para saber quais são os seus talentos, pense nas atividades que você gosta de fazer, tem facilidade e interesse.
Talentos PONTOS PORTES | Utiliza com qual frequência?MUITA – MÉDIA – POUCA | Existe outro cargo na empresa que este talento poderia ser melhor aproveitado? SIM – NÃO |