Enem 2024: estudantes ganham protagonismo e flexibilidade
Mudanças exigem habilidades e competências alinhadas com os desafios atuais
Por Júlio Ibrahim
Mais autonomia, flexibilidade e alinhamento com o projeto de vida dos estudantes no contexto do Novo Ensino Médio. Estas e outras mudanças devem ganhar destaque a partir de 2024, com o novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
O novo Enem será composto por duas etapas. A primeira abrangerá a Formação Geral Básica (FGB) de forma interdisciplinar, contextualizada e alinhada aos parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A segunda etapa será relacionada aos Itinerários Formativos, o conjunto de componentes curriculares, projetos e oficinas que os estudantes podem escolher cursar no novo Ensino Médio. O estudante inscrito no Enem escolherá as provas da segunda etapa do exame de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar e ao itinerário formativo desenvolvido.
O novo modelo proposto para o Enem 2024 potencializa o protagonismo dos estudantes, além de estar alinhado à formação para o futuro e para o mercado de trabalho. Portanto, um exame menos conteudista e mais reflexivo.
O Novo Enem passa a exigir do estudante novas habilidades e competências que estão completamente alinhadas com os desafios atuais e já antecipados pelas mudanças do Ensino Médio e da BNCC para o segmento. Diante de um mundo que exige criticidade, criatividade e abordagens interdisciplinares, o Enem responde com um modelo com as mesmas características. Ao exigir do estudante habilidades de argumentação e síntese, por exemplo, esperadas nas questões discursivas do novo Enem, vemos um claro empenho em abandonar de vez um modelo avaliativo baseado em decorar informações e estimula uma educação mais reflexiva e sistêmica.
O estudante que entra em 2022 no Ensino Médio já deve, de acordo com o cronograma divulgado, fazer o Novo Enem. Por isso, deve estar atento aos movimentos já divulgados e os que ainda serão, e direcionar melhor seus estudos e investir tempo naquilo que realmente será cobrado dele, de acordo com o Itinerário Formativo que cursou e a escolha da prova na segunda etapa do exame. Desenvolver suas habilidades de escrita e argumentação, por exemplo, é de grande importância.
Além dos estudantes, escolas, gestores, professores e produtores de conteúdo educacional também têm participação importante nessa jornada e devem estar atentos aos movimentos anunciados pelo MEC, para antecipar, por exemplo, ações em prol de produção de textos, habilidades argumentativas e conteúdos interdisciplinares.
Os conteúdos educacionais produzidos a partir de agora devem estar alinhados para uma avaliação moderna, ampla e interdisciplinar. Na FTD Educação, por exemplo, desde 2021, o FTD Sistema de Ensino para o Ensino Médio está 100% alinhado à BNCC e ao Novo Ensino Médio. Dessa forma, os estudantes têm acesso a um conteúdo digital e impresso coerente com os desafios desse momento de transição e que refletem as conexões entre conteúdo e cotidiano exigidos para esse segmento de ensino. Além disso, o ambiente digital da FTD Educação, a Iônica, possibilita aos estudantes e professores acesso a instrumentos avaliativos diversos e múltiplos que já antecipam movimentos de mudança do Enem. No novo Enem, protagonismo e preparação caminham lado a lado, rumo a escolhas mais acertadas e a um futuro cheio de possibilidades.
Por Júlio Ibrahim, gerente de conteúdo para os Anos Finais e Ensino Médio dos Sistemas de Ensino da FTD Educação